sábado, 27 de março de 2010

SEMANA SANTA

Domingo de Ramos



*  ENTRADA EM JERUSALÉM

Disse Jesus: «Ide à aldeia em frente e, ao entrardes nela, encontrareis um jumentinho preso, que ninguém montou ainda; soltai-o e trazei-mo»। (Lc 19,30)

*  JESUS CHORA SOBRE JERUSALÉM

Quando se aproximou, ao ver a cidade, Jesus chorou sobre ela e disse: «Se neste dia também tu tivesses conhecido o que te pode trazer a paz! Mas agora isto está oculto aos teus olhos. Virão dias para ti, em que os teus inimigos te hão-de cercar de trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados; hão-de esmagar-te contra o solo, assim como aos teus filhos que estiverem dentro de ti, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, por não teres reconhecido o tempo em que foste visitada». (Lc 19,41-44)

*  PURIFICAÇÃO DO TEMPLO

Depois, entrando no Templo, começou a expulsar os vendedores. E dizia-lhes: «Está escrito: A minha casa será casa de oração; mas vós fizeste dela um covil de ladrões». (Lc 19,45-46)

*  JESUS NO TEMPLO

Durante o dia, Jesus estava no Templo a ensinar; mas saía para passar a noite no Monte das Oliveira. (Lc 20,37)

5ª FEIRA SANTA




*  INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA

Quando chegou a hora, pôs-se à mesa e os Apóstolos com Ele. Disse-lhes: «Tenho ardentemente desejado comer esta Páscoa convosco, antes de padecer, pois digo-vos que já não a voltarei a comer até ela ter pleno cumprimento no Reino de Deus.» (Lc 22,14-16)

Tomou, então, o pão e, depois de dar graças, partiu-o e distribui-o por eles, dizendo: «Isto é o Meu Corpo, que vai ser entregue por vós; fazei isto em minha memória». (Lc 22,19)

Depois da Ceia, fez o mesmo com o cálice, dizendo: «Este cálice é a nova Aliança no meu Sangue, que vai ser derramado por vós». (Lc 22,20)


*  ANÚNCIO DA TRAIÇÃO DE JUDAS

Disse-lhes Jesus: «No entanto, vede: a mão daquele que me vai entregar está comigo à mesa!». (Lc 22,21)

PODER E SERVIÇO

Jesus disse-lhes: «Os reis das nações imperam sobre elas e os que nelas exercem a autoridade são chamados de benfeitores. Convosco, não deve ser assim; o que fôr maior entre vós seja como o menor, e aquele que mandar, como aquele que serve. Pois, quem é maior: o que está sentado á mesa, ou o que serve? Não é o que está sentado à mesa? Ora, Eu estou no meio de vós como aquele que serve». (Lc 22,25-27)

*  ANÚNCIO DAS NEGAÇÕES DE PEDRO

Jesus disse-lhe: «Eu te digo, Pedro: o galo não cantará hoje sem que, por três vezes, tenhas negado conhecer-Me». (Lc 22,34)

*  ORAÇÃO DE JESUS NO MONTE DAS OLIVEIRAS

Saiu então e foi, como de costume, para o Monte das Oliveiras. E os discípulos seguiram também com Ele. Quando chegou ao local disse-lhes: «Orai, para que não entreis em tentação». (Lc 22,39-41)
Depois afastou-se deles e, pondo-Se de joelhos, começou a orar, dizendo: «Pai, se quizeres, afasta de Mim este cálice; contudo, não se faça a Minha vontade, mas a Tua». (Lc 22,42)

*  PRISÃO DE JESUS

Ainda Ele estava a falar quando surgiu uma multidão de gente. Um dos Doze, o chamado JUDAS, caminhava à frente e aproximou-se de Jesus para o beijar. Jesus disse-lhe: «Judas, é com um beijo que entregas o Filho do Homem?». (Lc 22,47-48)

*  TRÊS NEGAÇÕES DE PEDRO

Pedro seguia de longe. Tendo acendido uma fogueira no meio do pátio, sentaram-se e Pedro sentou-se no meio deles. Ora, uma criada, ao vê-lo sentado ao lume, fitando-o, disse: «Este também estava com Ele». (Lc 22,54,56)
«Não O conheço, mulher». (Lc 22,57)
«Homem, não sou». (Lc 22,58)
«Homem, não sei o que fizes» (Lc 22,60)


E no mesmo instante, estando ele ainda a falar, cantou um galo. Pedro chorou amargamente. (Lc 22,60-62)

6ª FEIRA SANTA

 

*  JESUS NO TRIBUNAL JUDAICO

Disseram-lhe: «Declara-nos se Tu és o Messias».
Ele respondeu-lhes: «Se vo-lo disser, não Me acreditareis e, se vos perguntar, não respondereis, mas doravante, o Filho do Homem vai sentar-se à direita de Deus todo-poderoso». (Lc 22,67-69)
Disseram todos: «Tu és, então, o Filho de Deus?»
Ele respondeu-lhes: «Vós o dizeis; Eu sou». (Lc 22,70)


*  JESUS NO TRIBUNAL ROMANO: PILATOS

Pilatos interrogou-O: «Tu és o rei dos Judeus?».
Jesus respondeu: «Tu o dizes».
Pilatos disse, então, aos sumos sacerdotes e à multidão: «Nada encontro de culpavel neste homem». (Lc 23,3-4)


*  JESUS PERANTE HERODES

Ao ver Jesus, Herodes ficou extremamente satisfeito, pois havia bastante tempo que O queria ver, devido ao que ouvia d'Ele, esperando que fizesse algum milagre na sua presença. Fez-Lhe muitas perguntas, mas Ele nada respondeu.

Herodes, com os seus oficiais, tratou-O com desprezo e, por troça, mandou-O cobrir com uma capa vistosa, enviando-O de novo a Pilatos. (Lc 23,8-9.11)


*  JESUS E BARRABÁS

Ora, em cada festa, Pilatos era obrigado a soltar-lhes um preso. E todos se puseram a gritar: «A Esse mata-O e solta-nos Barrabás!». (Lc 23,17-18)

*  A CAMINHO DO CALVÁRIO

Quando o íam conduzindo, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que voltava do campo, e carregaram-no com a cruz, para levar atrás de Jesus. (Lc 23,26)

*  JESUS CRUCIFICADO E ESCARNECIDO

Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, crucificaram-no a Ele e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.
Jesus dizia: «Perdoa-lhes Pai, porque não sabem o que fazem».
Depois, deitatam sortes para dividirem entre si as suas vestes. (Lc 23,33-34)
Os soldados também troçavam d'Ele. Aproximamdo-se para lhe oferecer vinagre, diziam: «Se és Rei dos Judeus, salva-te a ti mesmo!». (Lc 23,36-37)


Um dos ladrões disse a Jesus: «Jesus, lembra-te de mim, quando estiveres no teu Reino».
Jesus respondeu-lhe: «Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso». (Lc 23,42-43)


*  MORTE DE JESUS

Por volta do meio-dia, as trevas cobriram toda a região até às três horas da tarde. O Sol tinha-se eclipsado e o véu do templo rasgou-se ao meio.
Dando um forte grito, Jesus exclamou: «Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito». Dito isto expirou. (Lc 23,44-46)

*  SEPULTURA DE JESUS

Um membro do conselho, chamado José, homem recto e justo, não tinha concordado com a decisão nem com o procedimento dos outros. Era natural de Arimateia, cidade da Judeia, e esperava o Reino de Deus. Foi ter com Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. Descendo-O da cruz, envolveu-O num lençol e depositou.O num sepulcro talhado na rocha, onde ainda ninguém tinha sido sepultado. (Lc 23,50-53)


SÁBADO SANTO


*  AS MULHERES VÃO AO SEPULCRO

No primeiro dia da semana, ao romper do dia, as mulheres foram ao sepulcro, levando os perfumes que haviam preparado. Encontraram removida a pedra da porta do túmulo e, entrando, não acaram o corpo do Senhor Jesus. (Lc 24,1-3)

ALELUIA, ALELUIA...

CRISTO  RESSUSCITOU  VERDADEIRAMENTE,

...para nos Salvar!

Hélder  Gonçalves

1 comentário:

  1. Para quem experimenta a sêde do absoluto a única resposta é CRISTO,obrigado senhor por me permitires viver estes dias santos da tua paixão, morte e ressureição, que a anunciação
    tuas palavras aqui escritas ILUMINEM E AQUEÇAM todo o meu SER, para que mais dignamente viva para tua glória, que tudo em mim seja feito não de acordo com a minha vontade mas SIM COM A TUA, que a cada meu inspirar e expirar te AME sempre e cada vez mais.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...