quarta-feira, 26 de maio de 2010

PERGE - Turquia

Perge era uma cidade muito rica e com um grande ambiente comercial.
Durante a época romana, foram construídos dois edifícios fora das muralhas gregas porque havia paz e o povo não tinha medo de nada, o teatro para 15.000 pessoas construído no II século e o estádio para 12.000 pessoas, sobretudo para organizar as corridas de carros e os combates entre os gladiadores.

Como os gregos nessa época não sabiam construir arcos com abóbadas, então construíram o estádio num vale que era mais fácil.

Os gregos corriam nus, mas quando chegaram os romanos acharam isto bárbaro e alteram essa situação. Estas corridas também serviam para preparação física dos soldados, para se tornarem mais fortes.

Perge era uma cidade muito importante também para os cristãos.
A cidade de Perge contava com cerca de 100 a 120 mil habitantes. 60.000 habitantes normais e cerca de 60.000 escravos.

Existia aqui uma grande minoria de Judeus e daí a sua importância para São Paulo.
Aqui São Paulo pregou o seu primeiro sermão.
São Paulo residiu em Perge quando da sua primeira missão na Ásia.

São Paulo chegou aqui a Perge por duas vezes, a primeira para pregar aos Judeus e a
segunda para pregar aos pagãos.
Quando os gregos chegaram a Perge havia aqui muitas cidades hititas e confrontou-se a crença grega com a crença dos autóctones e destas duas resultou a crença á deusa mãe Artémis que durou até ao século VII D.C.

Durante a época cristã também continuaram a venerar esta deusa Artémis ao misturar com a Virgem Maria.

Perge era também uma cidade arciprestal, porque São Paulo, São Barnabé e São Marcos estiveram aqui e derivado á sua importância esta cidade enviou um bispo ao concilio de Niceia no ano 326 d.c. e também ao concilio de Èfaso onde neste, o mundo cristão aceitava e proclamou a Virgem Maria como Mãe de Cristo.

Aqui em Perge existe ainda as ruínas de uma basílica cristã das seiscentas igrejas, capelas e mosteiros cristãs que Justiniano mandou construir durante o seu tempo de reinado em todo o mundo sob o domínio romano. Foi fácil para Justiniano, porque deu ordem de pilhar e destruir os templos pagãos que existiam e, com as mesmas pedras construiu em cima delas ou ao lado as igrejas cristãs. Justiniano foi o último Imperador romano.

Os arqueólogos encontraram em Perge quarenta e sete estátuas enterradas a cerca de oito metros de profundidade que ao principio não percebiam o porquê, mas mais tarde vieram a perceber que foi para legarem ás gerações futuras e para evitarem a destruição por parte dos cristãos no século III que destruíam as estátuas por completo ou no mínimo destruíam as partes sexuais das estatuas, mas também dos árabes no século VI e VII.

Perge tinha uma reputação mundial como escola de estátuas mas, como escola de imitação das estátuas clássicas gregas, porque existia no mundo romano um interesse muito grande para mostrar a riqueza e a nobreza e todos colocavam em frente ás casas ou nos pátios estátuas da época grega e de mitologia grega. Derivado á sua grande procura os escultores não acabavam totalmente as estátuas por falta de tempo e, então as estátuas tinham a frente acabada e as traseiras em bruto, mas não era um problema porque eram para serem postas em nichos e assim ninguém via.

A Turquia e esta região é muito rica em mármore, pois a Turquia tem 60% das reservas mundiais de mármore.
Aqui em Perge também se ergue um altar ao deus Hermes para proteger os comerciantes dos ladrões.
O que se visita em Perge são apenas 10% de todas as ruínas e é uma área muito grande, porque 90% ainda se encontram enterradas e não foram feitas as escavações por motivos monetários. Perge não é ainda património mundial da Unesco e por isso não beneficia de verbas para as escavações.

Hélder Gonçalves
 
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...