segunda-feira, 14 de junho de 2010

DEUS É LIVRE E DIFERENTE

Que bom que é DEUS SER LIVRE
e DIFERENTE de nós!

Acredito que experimentaremos a salvação como uma transfiguração definitiva de toda a realidade e como divinização da nossa vida.
Percebemos que Deus realiza em Sí próprio o que revelou e inaugurou em Jesus: Uma inversão das nossas lógicas de poder, domínio, violência e egoísmo, recriando-nos e assumindo-nos no seio da Sua própria Comunhão Familiar.

Acredito que a comunhão plena com Deus será a realização máxima das Bem-Aventuranças que Jesus proclamou, o anúncio de um "mundo ao contrário"!

Acredito que a morte marca o fim de tudo o que nós inventamos ao contrário de Deus, ou inventamos sem contar com Ele.
Por isso, a Ressurreição é a inauguração definitiva de uma vida sem divisões, nem fronteiras entre pessoas, nem separações de espécie alguma.

Acredito que Deus toma partido pelos mais fracos, injustiçados e empobrecidos da história, acredito que assume a sua "defesa" com um carinho muito especial, aquele que o livro do Apocalipse diz desta maneira terna: "...O próprio Deus estará com eles e passará enxugando as lágrimas dos seus olhos. Já não há mais morte,nem luto, nem gemido,nem choro. O que era antigo, passou!" (Ap21,3-4)

No entanto, não acredito que a salvação venha a manifestar a vitória definitiva e surpreendente dos " bons " sobre os " maus". Não!

Não acredito que a Ressurreição realize a vitória dos " justo" sobre os "injustos". Não!

Isto são fronteiras e divisões criadas por nós que não existem no seio de Deus.

Acredito que a salvação realiza definitivamente a vitória da Bondade sobre a Maldade, a vitória da Justiça sobre a Injustiça. E essa vitória acontece no íntimo do coração de todos!

A Bondade vence definitivamente a Maldade no íntimo do coração dos "bons" e no íntimo do coração dos "maus".

A Justiça vence definitivamente a Injustiça no íntimo do coração dos "justos" e no íntimo do coração dos "injustos".

Acredito que em Deus todas as coisas se transfiguram e perceberemos de verdade o que é a Sua Liberdade!!

Por enquanto, acho que podemos ir assumindo esta Esperança...

Talvez fosse disto que Jesus falava quando nos anunciava o Reino de Deus como Esperança e Horizonte máximo da Vida e ao mesmo tempo nos dizia que a maneira de não " ficar fora " d'Ele era irmos experimentando tudo isto uns com os outros...

Percebes?

Eu vou tentando perceber, juro.

Ricardo Igreja


.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...