segunda-feira, 26 de julho de 2010

SANTIAGO COMPOSTELA - Jacobeu

Celebramos ontem, dia 25 de Julho o dia de Santiago de Compostela.

Durante as cerimónias do Jacobeu não foram esquecidos as dificuldades e os desafios que a Igreja enfrenta nos dias de hoje.

D. Júlio Barrio, Arcebispo de Santiago de Compostela afirmou que “o respeito pela dignidade humana deverá ser a norma inspiradora de todo o progresso social, cultural e científico”, traçando assim uma meta para toda a sociedade, a começar pelos governantes das nações.

D. Júlio Barrio, salientou a necessidade de ultrapassar os desafios do nosso tempo, mas para isso é necessário uma profunda renovação cultural cristã, ao qual é necessário a recuperação dos valores cristãos como a solidariedade e a caridade entre outros.

Todos fomos convidados “a serem fiéis à tradição apostólica que fundamenta a nossa fé e a revitalizar uma identidade que construiu a história de todos os povos de Espanha”, a exemplo do Apóstolo Santiago.

D. Júlio Barrio apontou ainda a fidelidade a Deus como o maior desafio enfrentado actualmente pela Igreja e pelos seus membros, afirmando que “não há lugar para o conflito entre a lei divina e a liberdade humana”.

O Rei Juan Carlos, na sua tradicional súplica a São Tiago, pediu ao Apóstolo para que “nos ajude a superar as dificuldades que afectam a nossa vida e a resolver a grave crise económica que atravessamos”.

Neste ano o numero de peregrinos é muito superior aos dos outros anos, esperando-se em Santiago mais de 200 mil peregrinos, ao qual poderão obter graças especiais com o jacobeu (Ano Santo) que se realiza sempre que o dia 25 de Julho calha ao Domingo como acontece este ano.
Sempre que isto acontece a Catedral é fechada á entrada e só se entra pela Porta Santa antecedendo a Porta do Perdão.
O próximo Ano Santo em Santiago será em 2021.

Durante a celebração do Angelus, este Domingo, Bento XVI lembrou aqueles que se vão deslocar a Santiago de Compostela, neste Ano Santo e disse esperar unir-se a todos eles, no próximo mês de Novembro, durante a visita que fará a Espanha.

Este Domingo encerrou com uma encenação projectada na fachada da Cateral de Santiago e um monumental fogo de artificio para todos os presentes.

Hélder Gonçalves

.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...