segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SANTIAGO DE COMPOSTELA - Ano Santo

Partida
Enfim chegamos!...

"Que alegria quando me disseram,
vamos para a casa do Senhor..."

De facto, para mim foi a oitava vez e para o Ricardo a terceira vez que fazemos todos os anos esta peregrinação a pé a Santiago de Compostela.

É muito dificil explicar seja o que for, porque o caminho tem caracteristicas e mistica própria que não tem explicação, é preciso vivê-lo.

Este ano celebra-se o Ano Santo em Compostela e a afluência é enorme.
Nos outros anos por esta altura de verão chegam a Santiago de Compostela cerca de 1000 peregrinos por dia.
Este ano estão a chegar a Santiago uma média de 12000 a 14000 peregrinos por dia.

Ano Santo ou Jubilar é um ano especial em que a Igreja concede graças espirituais aos fiéis.

Troço do Caminho
Compostela goza do privilégio especial graças à Bula Papal, concedida por Calixto II, grande benfeitor da Igreja Compostelana. Este privilégio, mais tarde confirmado por Alejandro III, consiste em que cada ano em que o 25 de Julho, dia do Apóstolo Santiago, coincida com um domingo, que calha todos os 5, 6, 5 e 11 anos, poderão os católicos ganhar na Catedral de Santiago de Compostela, na plenitude, as graças do Jubileu.

Para ganhar o Jubileu é preciso cumprir algumas condições: visitar a Catedral de Santiago, mais precisamente o Túmulo do Apóstolo; rezar uma oracão por intencão ao Papa e receber os sacramentos da penitência e da comunhão, além do que se recomenda assistir à celebracão da Eucaristia.

Caminho Primitivo
A verdadeira graça do Jubileu, caso sejam cumpridas todas as condições, é a indulgência plenária. Ou seja, todo fiel, havendo cumprido as condições exigidas, pode gozar para si próprio ou transferir para entes falecidos, as indulgências, tanto parciais como plenárias, o que em suma significa, o perdão dos pecados.

Por aqui dá para imaginar a enorme confusão mas ao mesmo tempo o enorme testemunho de fé que se passa actualmente em Santiago, esperando que este testemunho se propague á nossa vida pessoal e ás pessoas que nos envolvem, no nosso trabalho, na nossa casa, em todos os locais que nos encontremos, pois esse é o nosso dever e obrigação de cristão.

Enfim Chegamos...
Antes de terminar, só queria dizer que caminhamos com espanhois, holandeses, alemães, polacos, australiano, americano, brasileiros, argentinos, venezuelanos e penso que não me esqueço de ninguém, foram estes os nossos irmãos de caminhada durante estes dias e ao qual desejo a estes e a todos os outros e mesmo áqueles que não puderam deslocarem-se a Santiago que a estrela de Santiago os acompanhe e ilumine nas suas vidas.

Quem quiser ainda está a tempo, porque o Ano Santo só termina a 31 de Dezembro.

Aqui deixo também algumas imagens da nossa caminhada.

Hélder Gonçalves

.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...