terça-feira, 26 de outubro de 2010

OUTUBRO - Mês das Missões

A ordem de Cristo dirigida aos Apóstolos - "Ide por todo o mundo, ensinai o que vos ensinei e fazei novos discípulos" (Mt 28, 19) é-nos também dirigida hoje, quando estamos a comemorar o Dia Mundial das Missões.

O Papa Bento XVI lembra-nos que "A construção da comunhão eclesial é a chave da missão", isto é, lembrar-nos que somos IGREJA, o Povo de Deus.

Viver o nosso Baptismo e levar Deus ao mundo e levar o mundo a Deus.

Na sua Mensagem, ensina o Papa, "a Igreja torna-se comunhão a partir da Eucaristia; ela não é só fonte e ápice da vida da Igreja, mas também a sua missão: uma Igreja autenticamente eucarística é uma Igreja missionária capaz de levar todos à comunhão com Deus".

Insiste ainda o Papa que, neste mês das Missões, "no qual o olhar do coração se dilata sobre os imensos espaços da missão, sintamo-nos todos protagonistas do compromisso da Igreja de anunciar o Evangelho...

Expressemos o nosso reconhecimento aos missionários e às missionárias, que testemunham nos lugares mais distantes e difíceis, muitas vezes com a vida, o advento do Reino de Deus. A eles, nossa amizade, a proximidade e o nosso apoio".

"Os homens do nosso tempo pedem aos crentes, diz o Papa, que não só "falem" de Jesus, mas que "façam ver" Jesus, que façam resplandecer o Rosto do Redentor em cada ângulo da terra diante das gerações do novo milénio e, sobretudo diante dos jovens de cada continente, destinatários privilegiados e agentes do anúncio evangélico. Eles devem sentir que os cristãos levam a Palavra de Cristo porque Ele é a Verdade, porque n'Ele encontram o sentido, a verdade para a sua vida".

O Concílio do Vaticano II, na sua quarta Sessão, no dia 7 de Dezembro de 1965, promulgou o Decreto "Ad Gentes" sobre a actividade Missionária da Igreja, lembrando que a Igreja, "sacramento universal da salvação, esforça-se por anunciar o Evangelho a todos os povos... Segundo os vestígios de Cristo pregaram o verbo da verdade e geraram Igrejas em todo o mundo".

Assim, percorrendo todo o texto do Decreto "Ad Gentes", vamos encontrar os princípios doutrinários sobre a pregação da Palavra de Deus aos povos, o testemunho de Cristo na sua pregação aos que dele se acercavam, a formação da Comunidade Cristã, as Igrejas Particulares ou Diocesanas, a vocação missionária e a sua organização de actividades junto dos fiéis, a cooperação de toda a Igreja universal católica.

É o dever Missionário dos Bispos, dos Presbíteros, de todo o Povo de Deus. É a palavra de Cristo que ressoa aos nossos ouvidos: "Ide por todo o mundo, ensinai o que vos ensinei, fazei novos discípulos e baptizai-os..."

Aí está, Irmão amigo, o convite que nos é feito, a todos nós, neste mês das Missões. Vamos, com a protecção e a bênção de Nossa Senhora, Rainha das missões, levar Deus ao mundo e levar o mundo a Deus.

Sejamos missionários!... Pois Jesus está connosco todos os dias até a consumação dos séculos" (Mt. 28, 20)

Dom Jaime Luiz Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...