domingo, 26 de dezembro de 2010

SAGRADA FAMILIA - Modelo de Vida

... é na Sagrada Família, nesta originária ‘Igreja doméstica’, que todas as famílias devem espelhar-se... ela constitui, portanto, o protótipo e o exemplo de todas as famílias cristãs.” (Redemptoris Custos, 7 – João Paulo II).

É por demais sabido e constatado que a família dos tempos de hoje sofre a sua maior crise de identidade e de valores. Atacada e desvalorizada por todos os lados, as famílias tomam um aspecto enfermo, doentio, fraco e derrotado. Deste quadro, praticamente nenhuma família escapa, umas mais, outras menos afectadas; o que nos leva a uma reflexão: A família está sem parâmetros e sem nenhuma fonte inspiradora de valores no nosso mundo actual?

Esta afirmação tem um fundo de verdade. Há uma escassez de famílias, realmente católicas, que testemunhem com a força do Espírito Santo a vivência do Evangelho, testemunho este, que poderia livrar e resgatar muitas outras famílias desta crise.

Todos somos chamados por Deus a viver a santidade. Nos casais, a santidade deve acontecer no matrimónio, um santificando o outro: “Porque o marido que não tem a fé é santificado pela sua mulher; assim como a mulher que não tem a fé é santificada pelo marido que recebeu a fé.” (I Cor. 7, 14). E isto acontece de uma maneira dinâmica e diária.

Não preciso de dizer que este caminho não é fácil. Porque é necessário vencer as nossas próprias fraquezas; suportar a fraqueza do outro; perdoar e dar o perdão; ser transparente, falando sempre a verdade; dar o braço a torcer; elogiar frequentemente; saber ouvir; e outros “detalhes” mais. E isto, não só ao casal, mas vale para todos os membros da família.

São estes momentos em que, para vencer as suas limitações, a família mais necessita da Graça de Deus, que na Sua bondade, deixou-nos a Família de Nazaré como modelo e exemplo a ser seguido. Família onde reina a paz, a concórdia, a união, o amor, frutos gerados de uma perfeita comunhão com Deus, de um santo temor ao Senhor e de um profundo desejo de santidade que transbordava dos corações de Jesus, Maria e José.

“...é na Sagrada Família, nesta originária ‘Igreja doméstica’, que todas as famílias devem espelhar-se.”

Olhar para a Família de Nazaré como modelo de vida é olhar para uma família que em tudo realizou a vontade de Deus e nunca se afastou dos seus caminhos. Portanto, é na obediência ao Senhor que as nossas famílias poderão encontrar o caminho da verdadeira felicidade. Quando olhamos para o Evangelho, muitas vezes, pensamos somente no Sim de Maria. José também deu o seu Sim quando, renunciando aos seus planos de vida, aceitou receber Maria por esposa e Jesus por filho (cf. Mt 1, 24); e por sua vez, Jesus foi obediente até a morte e morte de cruz (cf Fil 2, 8). Sendo assim, na Família de Nazaré, nós temos um completo testemunho familiar de obediência ao Senhor.

Deus é o Sumo Bem, fonte de todo benefício e de toda a graça. Quando as famílias afastam-se ou fecham-se (deliberada ou “ignorantemente”) a esta fonte, passam a não mais gozar dos benefícios de Deus e tornam-se alvos fáceis das armadilhas do inimigo, que quer exactamente isto. Veja o que o Arcanjo Rafael advertiu a Tobias:

“O anjo respondeu-lhe: ‘Ouve-me, e eu te mostrarei sobre quem o demónio tem poder: são os que se casam, banindo Deus do seu coração e do seu pensamento, e entregam-se à sua paixão como o cavalo e o burro, que não tem entendimento: sobre estes o demónio tem poder.” (Tobias 6, 16-17).

Quando se coloca Deus de “lado” na família, deixamos uma “brecha” (bem grande!) por onde o inimigo entra e, no lugar dos benefícios que vem de Deus – paz, alegria, caridade, fé, esperança, perdão, cura, libertação, salvação, segurança, fidelidade, temperança, equilíbrio – o inimigo aproveita-se para semear os seus malefícios: intranquilidade, confusão, divisão, ódio, vingança, adultério, mágoas, ressentimentos, vícios, morte!

Por isso, ao olharmos para a Sagrada Família, que com a sua vida, exemplo e força inspira-nos a viver no mesmo caminho de santidade. Somando-se famílias e famílias que vivam espelhando-se em Jesus, Maria e José, teríamos, sem sombra de dúvidas, uma sociedade e um mundo melhores e com muita mais qualidade de vida para todos. Se a nossa sociedade e o nosso mundo ainda não são assim, é porque faltam famílias trilhando este caminho. Hoje o Senhor convida-te a consagrares-te e confiar na sua família a família d’Ele, para que tu e toda a tua família brilhem a Sua presença no mundo

Hélder Gonçalves

.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...