quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

LIÇÃO INESQUECIVEL

Um estudante universitário foi um dia dar um passeio com um professor a quem os alunos consideravam um bom amigo, pela bondade que manifestava para com eles.

Quando caminhavam, viram no caminho um par de sapatos velhos e imaginaram que pertenciam a um homem que andava a trabalhar numa horta ao lado.

O jovem disse ao professor: "preguemos-lhe uma partida: escondamos os sapatos e coloquemo-nos detrás destes arbustos para ver como vai reagir quando der por falta deles".

Querido amigo - disse o professor - nunca devemos divertir-nos à custa dos pobres. Tu és rico e podes, pelo contrário, dar uma alegria áquele homem. Coloca uma moeda em cada sapato e depois ocultamo-nos para ver como reage quando as encontrar.

O jovem seguiu o conselho do seu professor e esconderam-se os dois entre os arbustos. Ao terminar o seu trabalho, o homem dirigiu-se para o lugar onde deixara os sapatos e o casaco. Vestiu o casaco e meteu um pé no sapato; mas ao sentir qualquer coisa estranha dentro do sapato, abaixou-se para ver o que era e encontrou a moeda. Surpreendido, interrogava-se o que teria acontecido - Olhou e voltou a olhar para a moeda, olhou depois para todos os lados, mas não viu ninguém. Guardou a moeda no bolso e calçou o outro sapato; a sua surpresa foi ainda maior ao encontrar dentro dele outra moeda. Ficou maravilhado: ajoelhou-se e elevando os olhos ao céu, rezou uma fervorosa oração de agradecimento a Deus: falava-lhe da sua esposa doente e dos seus filhos em graves dificuldades e como agora, inesperadamente, uma mão providente lhe proporcionava uma ajuda animadora.

O estudante ficou profundamente impressionado e as lágrimas deslizram-lhe pelo rosto - " Agora - perguntou-lhe o professor - não te sentes mais feliz do que se lhe tivesses pregado uma partida ?" O jovem respondeu: "O senhor Professor acaba de dar-me uma lição que jamais esquecerei. Agora compreendo uma coisa que antes não entendia: "é melhor dar que receber."

Ricardo Igreja

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...