quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PENSAMENTOS!... 1ª Parte

1. A juventude é uma idade muito bonita, embora problemática porque estamos à procura de um caminho e nem sempre acertamos no caminho mais correcto. Por vezes erramos, mas errando também descobrimos o erro que devemos evitar e seguimos melhor o caminho certo.

2. Jesus também foi um jovem e nessa idade trabalhou com o seu pai adoptivo, S. José, na sua carpintaria. Fez-se homem pela educação, pelo estudo, pela oração e pelo trabalho.

Também como jovem, Jesus é modelo dos jovens. E a sua figura (imagem) fica muito bem nas paredes do quarto dos jovens.

Caro jovem procura teres no teu quarto uma imagem de Jesus e diz-Lhe: "Jesus quero que tu sejas o meu ideal de vida".

3. O jovem deveria saber ouvir os mais velhos porque têm mais experiência e saber que eles não sabem tudo e que os adultos também não sabem tudo. Todos (jovens e adultos) devem ter vontade de aprender com as experiências de ambos.

Feliz o jovem que está disposto a aprender com a experiência dos mais velhos e sabe que não sabe tudo...

4. "Não lhe consigo dizer o que querem os jovens, meu amigo. Parecem estar todos dormindo. Ou, quando não estão, só temos vontade de que estivessem, para, ao menos, não estorvarem. Os jovens, assim que deixam de ser crianças, deviam adormecer. E, quando acordassem, era só daí a muitos anos, já eram homens e mulheres feitos, a gente já se podia entender com eles".
Clara Pinto Correia

5. Há muitas ideias erradas sobre os jovens: que são rascas, drogados, vadios, marginais, etc. Isto é uma generalização errada. Há alguns assim. A grande maioria resiste à marginalidade, ao crime, à droga e têm força para dizer "não" a tudo isso. Resistem para não dar desgosto aos pais, para não perder os amigos e para não ficarem sozinhos.

Os jovens acham que quem mais os pode ajudar a não experimentar as drogas são os pais e os amigos.

A grande maioria dos jovens porta-se bem, estão preocupados com o mundo que os rodeia, com o futuro e não se dão a grandes ousadias.

6. Cabe aos jovens renovar o mundo, mas só ajudará nessa renovação se não se deixar levar e agir apenas pelos seus interesses egoístas e caprichos. Jovem, procura fazer as tuas opções tendo em conta os verdadeiros valores humanos e cristãos: justiça, verdade, paz, fraternidade, amizade, solidariedade, lealdade, etc.

* Continua proximamente

Hélder Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...