segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PENSAMENTOS!... 2ª Parte

Continuação do anterior...

7. Desponta uma nova inquietação religiosa nas gerações jovens.
Se sentes o vazio de uma vida inútil, de uma vida egoísta e fechada em si mesma, está na hora de perceberes que te falta algo de muito essencial- Deus.

E Deus pode e deve ser conhecido e vivido dentro de uma comunidade que acredita, que celebra e que louva o seu Deus.

8. Não sejais cristãos de braços cruzados. O futuro depende de vós, da vossa acção, da vossa vontade, da vossa consciência bem formada. A água parada torna-se podre. Jovem parado é jovem estragado. Vive-se bem quando se vive em activa comunhão fraterna com os outros.

Não sejas passivo, disposto apenas a receber. Torna-te activo dando o que tens e o que és, pois quanto mais te deres aos outros, mais te desenvolverás. Dando-te tornas-te mais rico.

9. Jovens, construí a civilização do amor, não do sexo. Há sexo a mais e amor a menos. Não confundas um e outro, ou poderás estar a caminhar para o tédio e fastio da vida. Não temas o amor. Teme, sim o sexo mal usado.

O amor enche a vida de significado, de sentido, o sexo pode esvaziá-la.

10. Rejeitai a poluição moral da sociedade moderna. É preciso defender a pureza do ambiente, da natureza, mas é preciso defender a pureza, a limpidez, a rectidão das mentes e dos corações.

Não basta limpar o exterior do copo. É preciso também limpar o interior.

11. Jovens, a Igreja precisa de vós. Vós precisais de Cristo. É na Igreja que tendes de encontrar a Cristo hoje. Sem Igreja dificilmente encontrareis a Jesus Cristo. Não se pode dizer Sim a Cristo e Não à Igreja. Dizer Sim a Cristo implica dizer Sim à Igreja, sim à Comunidade. Ela é o espaço natural para viverdes a vossa fé e praticares a religião.

12. Jovens, Sede corajosos, fortes, fiéis e humildes como Jesus.
Não se trata de ser corajoso ou forte contra os outros, mas contra o mal que há dentro de cada um e no mundo. A humildade permite a cada um reconhecer as suas limitações, fragilidades e aproximar-se de Deus Pai para receber d'Ele o dom da sua misericórdia e perdão e a fortaleza para combater o mal, sem combater as pessoas.

* Continua próximamente

Hélder Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...