sexta-feira, 27 de maio de 2011

PENSAMENTOS - 3ª Parte

Continuação do anterior...

13. A perda de valores, a dúvida, o consumismo, a droga, a violência, o erotismo, os vícios (certos jogos, alcoolismo, tabaco), sufocam e oprimem os jovens de hoje. Tu que tanto defendes a tua liberdade, porque é que te deixas escravizar por estas realidades?

Tudo isso são ídolos que te seduzem, te exploram, te oprimem e roubam a tua dignidade. Está alerta. Vigia. Tudo isso é inimigo da tua felicidade.

Não tens que alinhar com o grupo nos vícios só para seres moderno. Precisas de ter coragem e dizeres "Não" a tudo o que te pode escravizar. A tua liberdade não tem preço. Vale o preço do sangue do Filho de Deus derramado por ti.

14. A verdadeira liberdade não consiste em fazer o que se quer, mas em fazer o que se deve, em fazer o bem, em servir, em amar. Só quem ama é verdadeiramente livre. O verdadeiro amor não diminui a tua liberdade, pelo contrário, potencia-a, aumenta-a. O que pode diminuir a tua liberdade é o falso amor, as paixões desordenadas, a sedução pelas ilusões que se desfazem como bolas de sabão.

15. Jovem, para ti, quem é Jesus Cristo?

Tu gostas e precisas de modelos para imitar. Já pensaste em imitar Jesus Cristo e fazer dele o teu modelo? Em vez de fazeres o que os ídolos da música, da TV, do cinema, do desporto fazem, porque não tentas pensar, sentir, agir, sonhar, amar e viver como Jesus?

Olha que os ídolos passam como as modas e desaparecem. Jesus nunca passa. É sempre actual o que Ele disse e fez.

16. Jovens, derrubai as barreiras da superficialidade, da mediocridade, do medo, da ignorância religiosa. Sede homens e mulheres novos pela graça do baptismo. Deixai que o Evangelho se torne vida nas vossas vidas e ela ficará iluminada plenamente. Se tendes asas para voar como as águias, porque é que vos contentais em voar como as galinhas?

17. O sentido da vida encontra-se colocando-a ao serviço dos outros, da sociedade, da comunidade. Só quem ama pode esquecer-se um pouco de si e viver para os outros. Jesus chama a amar-nos uns aos outros e a servir como Ele serviu. Quem não vive para servir, não serve para viver. Só é inútil aquele que não ama.

18. Cristo conta convosco. E vós, jovens contais com Jesus Cristo? Sem Ele andareis à deriva sem saber que rumo seguir.

19. Jovem, que vais fazer da tua vida? Como a estás a orientar? Quais são as tuas motivações? O que é que te faz andar? A fama? O sucesso? A riqueza? O poder? O prazer? As dependências?

20. Jovem, não deixes a vida passar por ti. Vive-a profundamente. Usa a cabeça. Não alugues a tua cabeça às ideias dos outros. Não sigas só atrás das modas. As modas são formas de pensar, de agir e de estar criadas pelos outros.

E tu? Não vales nada? Não tens também uma cabeça para pensar, uma inteligência para usar? Porque é que te demites de pensar e segues ao sabor das correntes, do que os outros dizem, do que os outros fazem?

Acorda. Sê tu mesmo. Sê igual a ti mesmo. Tu és único. Irrepetível. Por isso não te limites a repetir aquilo que os outros fazem, sobretudo se repetes o mal que eles dizem ou fazem.


Hélder Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...