terça-feira, 14 de junho de 2011

10 MANDAMENTOS SOBRE EUCARISTIA

1. Não te conformes com ir à Missa só por obrigação. Esforça-te por viver a fundo a fé em Cristo. Então amarás e valorizarás a Missa e, por conseguinte, descobrirás a necessidade de participar nela.

2. Luta por todos os meios para não te «acostumares» a celebrar a Missa. E se já te acostumaste, ora a Deus que te ajude a sair da rotina em que caíste, fazendo o possível pela tua parte para o conseguir.

3. Não participes na Missa movido unicamente pelo intento de pedir. A palavra Eucaristia significa acção de graças. Este vocábulo recorda, pois, que os cristãos não se reúnem só para pedir, mas também - sobretudo - para louvar a Deus e agradecer tudo o que fez, faz e fará por nós.

4. Não sobrevalorizes uma parte da Missa em detrimento de outra. Na Missa há duas partes principais: a Liturgia da Palavra e a Liturgia da Eucaristia. Asduas encontram-se estreitamente unidas, formam um todo e complementam-se mutuamente.

5. Participa sempre na Missa com gozo e alegria no coração. A Missa é uma celebração. Nela celebramos o amor imenso com que Deus nos ama. A Missa que se celebra sem gozo nem alegria é uma celebração rotineira e superficial. E uma Missa celebrada assim não pode interessar nem entusiasmar ninguém.

6. Tem sempre presente que a Missa, além de ser uma celebração, é também um compromisso. Cada vez que celebramos a Missa com fé, comprometemo-nos a imbuir-nos cada vez mais dos valores do Evangelho e, por conseguinte, a viver a nossa vida segundo o estilo de vida de Jesus.

7. Tem sempre presente que a Missa é comunhão íntima com Cristo e, ao mesmo tempo, comunhão sincera com todos e cada um dos homens e mulheres. Se falhasse uma das duas comunhões, a Missa seria um gesto hipócrita. E não há nada que nos afaste tanto de Deus como a hipocrisia.

8. Atenção! Não te aproximes para comer o Corpo e beber o Sangue de Cristo de qualquer maneira. Cristo, que se nos dá com tanto amor na Eucaristia, deve ser recebido também com muito amor. Quem se atreva a recebê-lo indignamente, deverá prestar contas diante de Deus pelo seu atrevimento.

9. Saberás se és cristão de verdade se cumprires estes dois mandamentos de Cristo: «Que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei» (Jo 13,34), e «Fazei isto em minha memória» (1Cor 11,24-25). Quem não cumprir estes dois mandamentos, não é autenticamente cristão.

10. Participa sempre na celebração da Missa com uma atitude profundamente comunitária: chegando com tempo, ocupando os primeiros assentos ao lado de outros cristãos, orando e cantando juntos... Recusa na tua vida qualquer atitude fechada e egoísta. Todos juntos somos quem, convocados por Cristo, nos encontramos reunidos para celebrar o mesmo mistério.

Hélder Gonçalves


1 comentário:

  1. Boa noite, amigos!
    Agradeço a visita ao blog. Gostei imensamente do blog de vocês, repleto de palavras de sabedoria. Que Deus os conceda, a cada dia, luz para a caminhada.

    Catarina
    www.ninosdacatequese.blogspot.com

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...