sexta-feira, 30 de março de 2012

DOMINGO DE RAMOS

A celebração do Domingo de Ramos é composta por dois momentos: o primeiro de exultação e alegria. O segundo, de sofrimento e de dor.

Sentado num jumentinho Jesus entra na cidade de Jerusalém, enquanto que o povo que vai à frente e atrás estende os mantos e ramos, aclamando: “Hossana ao Filho de David! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hossana no mais alto dos céus” (Mt 21,9).

Os que acompanhavam Jesus não imaginavam que alguns dias depois outros gritos seriam ouvidos nas ruas de Jerusalém: “Crucifica-o! Crucifica-o” (Jo 19,6).

Jesus é diferente dos outros reis. O Seu reinado não é deste mundo nem visa o poder. As aclamações espontâneas do povo não agradaram aos que detinham o poder. Certamente, muitos dos que aclamavam Jesus não o faziam por convicção, mas por influência da massa humana, como acontece ainda hoje; por isso mesmo, alguns dias depois pedirão a morte de Jesus.

A Paixão e Morte de Cristo apresentam-se como caminho necessário para a vitória definitiva. A Paixão foi para Cristo a honra do testemunho supremo de toda a Sua vida. “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.” (Jo 13,1).

Só o amor infinito pode explicar as desconcertantes humilhações do Filho de Deus. Na Paixão, Cristo leva ao limite extremo a abnegação dos seus direitos divinos: não só os oculta sob as aparências da natureza humana, como a eles renuncia até submeter-se ao suplício da cruz e expor-se aos insultos mais amargos.

Com a celebração do Domingo de Ramos, abre-se a Semana Santa decisiva para Cristo e para a nossa salvação.

A Paixão vai aproximando-se e Jesus não pode mais voltar atrás, porque Ele está a realizar a vontade do Pai.

A cruz, no entanto, não será o último acontecimento na história da salvação: o Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos chefes de Israel, ser morto e depois de três dias ressuscitar.

Somente a ressurreição pode dar pleno sentido à vida de Cristo; somente Ela dará sentido à nossa fé e ao seguimento de Jesus.

HÉLDER GONÇALVES

2 comentários:

  1. Excelente post, amigos. Nosso padão de imagens de post mudou. Agora , a miniatura deve ser recortada e 200 por 200. Abraços!

    Tarcicio Andrade
    www.linkesfera.com.br

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...