quarta-feira, 25 de abril de 2012

EUCARISTIA

A Eucaristia actualiza a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, comprometendo-nos com ela e com o mundo novo, que ela inaugura e quer levar à consumação.

Somos um povo em marcha para a casa do Pai, um povo peregrino.

A Eucaristia é o alimento principal da viagem na caminhada para Deus.

A Eucaristia é a fonte e o cume de toda a acção eclesial. Todos os sacramentos são evangelizados, mas acima de tudo está na Eucaristia, ela surge como fonte e cume de toda a evangelização.

O mandato do Senhor è este: “Anunciareis a minha morte até que Eu venha”.

No mistério eucarístico, como memorial do mistério pascal, radicam-se as atitudes cristãs fundamentais que a mensagem evangélica nos apresenta: conversão, comunhão, caridade, reconciliação, fé pascal, amor fraterno e esperança eterna.

Na acção sacramental encontram-se todas as dimensões que a Igreja aprendeu de Cristo.

A Eucaristia é lugar de evangelização a três níveis: na caminhada que ela conduz, na preparação da celebração e na expressividade da própria celebração.

Somos chamados a viver em Eucaristia, viver para a Eucaristia e viver da Eucaristia. Ela é Pão para o mundo novo: mais justo, mais fraterno, mais pacífico, mais segundo o coração de Jesus e de Maria.

A Eucaristia é Pão para ajudar os homens a crescer na santidade de vida; para fazer nascer, naqueles que O recebem, um coração novo capaz de amar à semelhança do próprio Jesus.

A Eucaristia é Pão que nos alimenta, que nos h´-de transformar n’Aquele que recebemos; por isso, a Eucaristia é escola contínua de caridade, de dom, de serviço, de entrega.

Na Eucaristia proclamamos, vivemos e celebramos a nossa fé em Deus, revelado em Jesus Cristo e na sua palavra viva e eficaz.

A Eucaristia é o sinal e a fonte da Aliança dos crentes entre si, com Deus pai e com todos os homens.

A Eucaristia é, antes de tudo, uma exultação, uma resposta do homem frente à intervenção de Deus, que é um acontecimento histórico; um facto real que a história experimentou, que os homens experimentaram. É um dom de Deus, em Jesus Cristo, que nos é oferecido como nosso alimento espiritual.

A fé na Sagrada Escritura é uma garantia, uma experiência profunda, um acontecimento histórico experimental, é um acontecimento experimentável. Os Apóstolos viram Deus em Jesus Cristo, experimentaram-n’O e, então, confessaram-n’O com palavras e com obras. A fé é um encontro com o Absoluto, com Deus; é um acontecimento experimentável, é, em primeiro lugar, um dom de Deus, que espera uma resposta livre e consciente do homem. Os Apóstolos têm fé porque viveram e experimentaram Jesus Cristo ressuscitado dentro deles.

Na Eucaristia proclamamos o que Deus fez, é uma proclamação, confissão de fé (do que Deus fez), é uma resposta, uma confissão, uma proclamação e uma acção de graças pela Sua Palavra, que é acção tornada presente numa acção sagrada. Na Eucaristia proclamamos as coisas grandes que Deus fez em favor do Seu povo.

A manifestação progressiva de Deus ao Seu povo foi uma história de acontecimentos interligados: uma palavra que é a semente que cria raízes e frutifica, dando origem a uma árvore cuja manifestação máxima vamos ver em Jesus Cristo.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...