sábado, 19 de maio de 2012

FESTA SANTA CRUZ - Alvarães

A Festa da Santa Cruz realiza-se no fim de semana antes do Pentecostes.

Ao celebrarmos a festa da Exaltação da Santa Cruz, queremos proclamar que é da Cruz "sinal do amor universal de Deus, fonte de toda a graça que deriva toda a vida da Igreja. Queremos também manifestar o nosso desejo de colaborar com Cristo na salvação dos homens, aceitando a Cruz, que a carne e o mundo fizeram pesar sobre nós" (cfr GS, 38).

É uma festa muito rica pela sua obra prima dos seus habitantes locais, pois todos os andores e quadros neles expostos são totalmente feito em petalas de flores, uma a uma, e todo tipo de verdura, árvores ou plantas verdes ou secas e até mesmo sementes e outros...

Esta festa já tem algumas décadas de existência e é única a nivel nacional e até a nivel mundial pela sua dimensão e trabalho realizado.

De facto são milhares os peregrinos de toda a região e não só, que ali se deslocam todos os anos para comtemplar tão magnifica obra de arte.

Alvarães subiu a vila recentemente e é uma vila com uma população de cerca de 5.000 mil habitantes a sete kilómetros de Viana do Castelo, Portugal.

Aqui deixo algumas fotos de alguns andores e de alguns quadros colocados nos andores para que possam comtemplar, mas nada evita uma visita ao local para se apreciar ao vivo que é outra coisa que é dificil transmitir através de fotografias.


Andor da Santa Cruz
Andores



Quadros



Cruzes



HÉLDER GONÇALVES

1 comentário:

  1. Nossa! Que trabalho lindíssimo. Aqui no Pará, tem algo parecido feito com madeira de miriti.
    Pena que seja um trabalho pouco valorizado pelo poder público.

    Tá rolando uma promoção em nosso blog, onde vamos sortear um CD da Adriana, um DVD do Pe. Fábio de Melo e um prêmio surpresa.
    Saiba como participar!
    grupopcv.blogspot.com

    Fique com Deus. Até breve!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...