segunda-feira, 28 de maio de 2012

ROMA - Cidade de Sonho

Basílica de São Pedro
Roma è verdadeiramente uma cidade de sonho.
Acabei de chegar de Roma e para ser sincero nem sei que dizer.

Roma é uma cidade fascinante e um autêntico e magnífico museu a céu aberto.

A partir de Roma, o Império Romano foi o principal propulsor para a aceitação e divulgação do cristianismo.

Se dissermos história antiga, arte, pintura, escultura, templos, tudo isto está ligado à cidade e não ficarão desapontados ao visitarem a cidade, pois respira-se tudo isto e muito mais. É muito comum caminharem por uma rua estreita e esbarrarem com ruinas de 30m de altura, ou ver uma fonte ornamentada com trabalhos na pedra. Monumentos que são tão normais em Roma que se estivessem noutras cidades eram locais fechados com visitas turísticas pagas.

Coliseu
Fiquei estupefacto com a Basílica de São Pedro tão importante e grande é a sua riqueza e beleza. Difícil de explicar o que se sente quando se lá está dentro. Fiquei a saber que se pode tirar fotos no interior da basílica porque todos os quadros que vêem não são pintados, são formados de minúsculos mosaicos mas de tal forma detalhada que parecem mesmo quadros, e que as letras que vêem no topo da igreja têm 4mt de altura, porque como tudo é em escala tão grande perdemos por completo a noção de grandeza.

Podia continuar a falar acerca da capela cistina, coliseu, fonte de trevi, forum romano… mas daria um artigo muito longo. Apenas 3 que adorei:

Basílica de São Pedro: pela dimensão, arte e beleza. Um frade franciscano debaixo de um voto de pobreza, ao entrar na basílica deve sofrer de ataque cardíaco.

Coliseu: Estar lá dentro, e pensar que a estrutura tem mais de 2 mil anos, é incrível, mas sobretudo um grande respeito e pesar pelos milhares de cristãos que ali morreram por professarem a fé cristã.

Fonte de Trevi: Magnífica. Óptimo lugar para descansar e contemplar.

Fonte de Trevi
Depois disto, meus irmãos e amigos, se algum dia tiverem a oportunidade para ir a Roma não se vão arrepender de certeza, mas de preferência levem no mínimo 3 dias para visitar a cidade, porque quando lá chegarem e começarem a caminhar, vão ficar deslumbrados com tantos edifícios, ruinas, etc... e com tanta coisa para ver que a cada esquina têm uma surpresa.

Vale mesmo muito apena visitar Roma.

HÉLDER GONÇALVES

2 comentários:

  1. Acabo de retornar ao Brasil após visitar a Italia. Mesmo não sendo católico não há como discordar de sua admiração por essa cidade. Roma e várias outras cidades italianas são de fato museus a céu aberto. Somente um adendo, se me permite: os homens e mulheres martirizados não eram católicos, mas cristãos, uma vez que o "catolicismo" como religião institucionalizada só vai surgir de fato após o Edito de Milão (323 dC). Antes disso todos os grupos eram abrigados sob o mesmo nome, "cristãos".

    ResponderEliminar
  2. ...traigo
    ecos
    de
    la
    tarde
    callada
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    LUCERE ET FOREVE

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE THE ARTIST, TITANIC SIÉNTEME DE CRIADAS Y SEÑORAS, FLOR DE PASCUA ENEMIGOS PUBLICOS HÁLITO DESAYUNO CON DIAMANTES TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA,JEAN EYRE , TOQUE DE CANELA, STAR WARS,

    José
    Ramón...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...