quinta-feira, 7 de junho de 2012

PROCISSÃO DO CORPO DE DEUS

A Diocese de Viana do Castelo, engalanou-se mais uma vez para receber a procissão do Corpo de Deus.

O feriado do Corpo de Deus, nesta quinta-feira seguinte à Santíssima Trindade, não é para os cristãos apenas mais um dia de descanso. É sim um dia de sublinhar que Cristo está presente no pão consagrado.

Este marco religioso encontra-se sedimentado no século XIII. A partir daí multiplicam-se as celebrações em dia de Corpo de Deus. Para Francisco, um dos pastorinhos, “Jesus é o amigo escondido”, de facto em dia de Corpo de Deus enaltece-se a presença de Cristo na hóstia, que contém o Corpo e o Sangue de Cristo para a salvação do mundo.

Inclusive, numas breves palavras dirigidas aos crentes pelo Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira, aquando das vésperas cantadas, ficou claro que neste dia “Cristo saí à rua connosco, e convida-nos a todos os que n’Ele acreditamos”.

Em todas as dioceses de Portugal encontramos procissões ao Corpo de Deus. Segundo as regras canónicas, cabe ao Bispo Diocesano a presidência "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo" (cân. 395).

Em Viana do Castelo, Dom Anacleto, presidiu a estas celebrações.

Em lugar central ía o Corpo de Cristo transportado pelas mãos do Bispo Diocesano Dom Anacleto, com pompa e circunstância ao toque da fanfarra da Meadela e da Banda de Música de Barroselas. Participaram nesta procissão os sacerdotes e seminaristas diocesanos, confrarias, acólitos, cerufrários, escuteiros. Atrás, em oração e contemplação ao Corpo de Cristo, seguiam alguns milhares de crentes.

O Corpo de Cristo recolheu à Sé Catedral, por volta das 17h00, e as pessoas rápidamente rumaram a suas casas. No regresso pairava no ar o cheiro do incenso levado pelo ligeiro vento que se fez sentir.

Aqui deixo algumas imagens desta tarde:






HÉLDER GONÇALVES


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...