quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CNOSSO - Grécia

- Será que o Minotauro terá existido?


Na época de Augusto, já Ovídio foi o primeiro a escrever sobre esta história, muito depois dos Cretenses fecharem o monstro metade homem, metade touro num local afastado de Cnosso.

Ovídio conta que, Minos caíra de amores por um touro e fruto deles nascera um monstro meio homem, meio touro conhecido por Minotauro. Minos fechou-o num labirinto que quem lá entrasse não conseguia sair. Para satisfazer a sua verocidade, condenou os Atenienses a entregarem-lhe de nove em nove anos, sete homens e sete mulheres.

Teseu, filho de Egeu, ofereceu-se para fazer parte do tributo com a intenção de matar o monstro. Tendo embarcado num veleiro de velas negras, deveria colocar as velas brancas no seu retorno para que seu pai soubesse que era vitorioso. Ao chegar ao local Ariadne, filha de Minos, apaixonou-se por ele e entregou-lhe um novelo de fio que este atou á entrada do labirinto e ao qual consegiu matar o Minotauro e sair dali, tendo depois fugido com a filha de Minos. Ao chegar a Atenas com os seus companheiros, esqueceu-se de pôr as velas brancas e, seu pai o rei Egeu, lançou-se ao mar, que mais tarde recebeu o seu nome, porque pensou que seu filho tinha morrido. Teseu foi proclamado rei e governou até á sua morte.

A capital da civilização minóica foi fundada antes de 3000 A.C na costa norte da Creta.

Por volta do ano 2000 A.C, construiu-se um palácio muito complexo. Depois de ter sofrido várias destruições; 1700 A.C, 1550 A.C, 1350 A.C e 67 A.C continuou a ser uma das principais cidades de Creta.

A cidade e o palácio estiveram em ruínas até 1900, altura em que foi descoberto os vestígios do segundo palácio e, por baixo deste , os despojos do primeiro.

No palácio destaca-se a grande sala do Trono, onde se encontra o trono de Alabastro onde se pensa que ail se sentava o próprio Minos, o lendário rei de Cnosso, e onde segundo a mitologia grega, ali morava um monstro conhecido por Minotauro.

Em Cnosso foi encontrado uma estatueta de uma sacerdotisa sendo o culto prestado à deusa mãe, que estava relacionado com cobras em virtude do seu valor fálico.

Também se encontra na muralha sul uns chifres enormes em consagração ao Palácio de Cnosso, símbolo este relacionado com o Minotauro.

A religião minóica não se reduz unicamente a estes lugares. Os próprios palácios de Cnosso foram templos governados por uma entidade espíritual, visto existir no seu interior muitas manifestações desta natureza.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...