terça-feira, 14 de agosto de 2012

RELIQUIAS DE SÃO JOÃO BOSCO

A diocese de Viana do Castelo acolhe, nos dias 5 e 6 de Setembro a peregrinação das relíquias de S. João Bosco, numa acção que se insere na preparação para a celebração do bicentenário do seu nascimento.

A urna contendo uma relíquia de Dom Bosco, chegará à cidade de Viana do Castelo às 14h30, sendo acolhida numa celebração na Catedral. Ao final da tarde, às 18h, o Bispo da Diocese, D. Anacleto Oliveira, preside a uma celebração Eucarística.

Às nove da noite inicia-se uma "Vigília de Oração" até às 22h30, altura em que vai para o Externato São João Bosco.

Neste "centro" salesiano, no dia 6, as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) rezam Laudes, seguidas de um encontro com os educadores da instituição.

Pelas 15h30, serão os momentos da despedida das relíquias que, ao longo de três semanas percorrem Portugal de Norte a Sul e Cabo Verde, visitando os centros salesianos para receber as homenagens dos fiéis.

A família Salesiana, a três anos da celebração do bicentenário do nascimento do fundador São João Bosco, que se celebrará no dia 16 de Agosto de 2015, foi convidada a preparar esta efeméride com um aprofundamento do conhecimento da vida, obra e espiritualidade do "pai e mestre da juventude".

A primeira etapa prepaparatória, que termina no próximo dia 15, está centralizada no conhecimento da história de Dom Bosco e do seu contexto, da sua figura, da sua experiência de vida, das suas opções. "Já se passaram as gerações daqueles que tinham conhecido Dom Bosco ou que tiveram contacto com as suas primeiras testemunhas. É necessário, por isso, beber nas fontes e nos estudos sobre Dom Bosco, para aprofundar antes de tudo a sua figura".

A segunda etapa preparatória da efeméride visa aprofundar a pedagogia do Santo.

Para os responsáveis "é preciso estudar e realizar o sistema preventivo actualizado, desenvolver as suas grandes virtualidades, modernizar os seus princípios, conceitos, orientações, interpretar hoje as suas ideias de fundo".

A Espiritualidade de Dom Bosco marca a última etapa de preparação. Os responsáveis salesianos assinalam que "não basta conhecer a sua vida e acção e o seu método educativo" porque o fundamento da fecundidade da sua acção e da sua actualidade é a sua profunda experiência espiritual".

Fonte: http://www.diocesedeviana.pt/  por Pe. Paulo Gomes

HÉLDER GONÇALVES

1 comentário:

  1. Visitando seu blog...
    Muito interessante sua postagem.
    Gostei da mensagem:não basta conhecer a sua vida e acção e o seu método educativo" porque o fundamento da fecundidade da sua acção e da sua actualidade é a sua profunda experiência espiritual".
    Aguardo sua visita no meu blog
    crisma2012matao.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...