domingo, 28 de outubro de 2012

JERUSALÉM - Israel

Jerusalém, não precisa de apresentação.

Esta cidade é raro dia ou rara semana que as televisões do mundo inteiro não falem de Jerusalém.

É a cidade santa por excelência e local  de disputa entre cristãos e musulmanos.


Jerusalém primeiramente foi chamada de "Orshalem" (Cidade da Paz) pelos cananeus 5000 anos atrás. 

Posteriormente esse nome foi modificado por "Yuroshalime" pelos judeus, logo por "Orshamam" pelos faraós, depois para "Herosulima" pelos gregos e romanos e finalmente para "Jerusalem" pelos francos. 

Jerusalém é altamente respeitada e venerada pelos praticantes das três religiões monoteístas (muçulmanos, cristãos e judeus), pois a maioria dos profetas e mensageiros viveram ou estiveram alguma vez na cidade, como Abraão, Jacó, Isac, Jesus, João, Zacarias, Salé e Maomé. 

Várias histórias relatam que Adão encontra-se enterrado numa caverna entre Jerusalém e a sepultura de Abraão, e acredita-se que a Arca informou a Noé "este é o lugar de seus filhos". 

Outras histórias relatam que Abdallah Bin Omar falou "Beit Al Maqdas (Jerusalém) foi construído pelos profetas, que a paz esteja com eles, e os anjos encontram-se por toda a cidade". 

A Mesquita de Al Aqsa: Esta é a segunda mesquita construída por Abraão, a primeira foi a Caaba na cidade de Meca (Arábia Saudita). 

Al Aqsa significa "a mais distante" , denominada assim por localizar-se distante da cidade de Meca e também porque esta mesquita foi o destino da viagem de Al Isra´a (viagem noturno que realizou o profeta Maomé entre Meca e Jerusalém). 

A Cúpula da Roca: Foi considerada como um santuário e altar por Abraão, Jacób e outros profetas. 

David e Salomão também considerou-a como um lugar sagrado. 

A Cúpula da Roca foi o lugar de partida da Al Miraaj (viagem aos céus realizada por o profeta Maomé). 


Al Buraq: É o Muro que rodeia a mesquita de Al Aqsa no oeste, é uma parte indivisível do santuário. 

Denominado Muro das Lamentações pelos judeus, que acreditam que o "Al Haykal" foi construído nesse mesmo lugar por Herodes no ano 18 AC e posteriormente destruído por Titus no ano 70 DC .

Em relação aos cristãos, a Igreja da Ressurreição (Al Qeyameh) construída pela Rainha Eliana em 335 d.C. , é o lugar onde acredita-se que Jesus passou antes de ser crucificado. 

A Igreja é considerada como o lugar mais venerado pelos cristãos. 

Os judeus estão a procurar o Al Haykal, construído por Salomão, especialmente nessa área. 

HÉLDER GONÇALVES


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...