quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Cruz de Isabel a Católica


A Cruz de Isabel, a católica, insígnia da ordem inspirada na personalidade da célebre rainha de Castela, é uma das mais importantes condecorações espanholas.

Instituída em 1815, a insígnia tem por objectivo premiar os acontecimentos extraordinários de carácter civil, realizados por pessoas espanholas e estrangeiras, que resultem em benefício do país ou contribuam, de forma relevante, para o favorecimento das relações de amizade e de cooperação entre Espanha e a comunidade internacional.

Filha de D. João II de Castela e de Isabel de Portugal e casada com o primo Fernando, Isabel, a Católica (1451-1504) foi rainha de Castela a partir de 1474, após a morte do irmão Henrique IV e depois de conflitos vários, que se prolongariam, aliás, por mais dois anos, até à Batalha de Toro.

Factos marcantes do seu reinado foram a união dos reinos de Castela e de Aragão em 1479, após a morte de João II de Aragão, a conquista de Granada em 1492 e, imediatamente a seguir, a colonização da América.

A introdução da Inquisição e a expulsão do território de judeus e muçulmanos também vincaram fortemente os anos em que os reis católicos, como ficaram conhecidos Fernando e Isabel, estiveram à frente da coroa.

O rei de Espanha é o grão-mestre da Ordem de Isabel, a Católica e todas as condecorações, apesar de poderem ser sugeridas por pessoas diversas, são atribuídas em seu nome e autenticadas pela sua assinatura.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...