sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Petra - Jordânia

- Como foi vetada ao abandono durante tantos séculos?


Rodeada de desfiladeiros com mais de 300 metros de altura, encontra-se dentro de um parque natural com mais de 900 Km2.

A cidade de Nabateus foi construída III séculos A.C e, segundo a Bíblia, foi destruída pela ira de Deus. 

Na sua fachada o Grande Templo de Petra observa-se as influências helénicas no estilo dos construtores nabateus.

Petra gozou de grande prosperidade no II e III século e, foi dominada pelos muçulmanos no século VII e XII e foi recuperada pelos cruzados. Entretanto caíu no esquecimento e em ruínas.

Esta beleza do deserto, erguida no deserto da Jordânia, também chamada «cidade da pedra» deixou de ser a encruzilhada de caminhos e caíu no esquecimento, até 1812 quando um suíço Johann Ludwig Burckhardt descobriu a sua beleza e a sua paisagem arrebatadora.

Contém um teatro romano para mais de 3000 pessoas e, entre as colinas numerosos túmulos escavados em pedra rosa.
Os viajantes chegam a Petra por uma fenda que dá acesso a uma «cidade escondida» dos nabateus que serviu de cenário a diversos filmes, entre os quais 'Indiana Jonnes' .


Depois de Petra o lugar mais visitado da Jordânia é o Wady Rum, onde foi realizado o filme 'Laurence da Arábia' lugar paradísiaco com as suas montanhas avermelhadas e areias brancas e rosadas. 
Já foi considerada como a oitava maravilha do mundo.


O Monte Nebo, é um lugar Sagrado, por supostamente ser o local onde Moisés viu a Terra Prometida e o profeta Jeremias escondeu a Arca da Aliança, o 'Santo Graal'.

A Bíblia fala-nos de uma grande caverna onde o profeta guardou a Arca e, que depois de murar a entrada ninguém pudesse encontrá-la.

Em Macabeus diz: «este lugar permanecerá desconhecido até que Deus volte a reunir o seu povo e dele tenha misericórdia» ( Mac 2,5-8).

Em todo o caso vale a pena visitar a basílica, com os seus belos mosaicos do século VI e as magníficas vistas sobre o mar Morto e o vale do Jordão.

A 6 de Dezembro de 1985, Petra foi reconhecida como Património da Humanidade pela UNESCO.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...