quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Adeus Bento XVI

Neste que foi o último dia do Pontificado, o Papa Bento XVI afirmou “Entre vós está o futuro papa, a quem prometo o meu respeito incondicional e obediência. Continuarei convosco a rezar, especialmente nestes dias, para que sejais plenamente dóceis à acção do Espírito Santo na eleição do novo papa”, numa cerimónia realizada no Vaticano na presença dos cardeais.

Bento XVI deixará de ser o chefe da Igreja Católica às 20h00 de Roma.
Não se esqueceu de salientar a proximidade, solidariedade e conselhos dos cardeais que o ajudaram durante estes oito anos.

Bento XVI disse ainda aos cardeais: 'Permaneçamos unidos, queridos irmãos, nas preces e especialmente na Eucaristia. Assim servimos à Igreja e a toda à humanidade. Esta é nossa alegria, que ninguém nos pode tirar'.

O bispo de Roma disse ainda que a Igreja não é uma 'instituição inventada por alguém, construída sobre uma mesa, mas uma realidade viva, que vive transformando-se, embora a sua natureza continua a ser sempre a mesma, já que a sua natureza é Cristo'.

O Papa antes de se despedir esteve sempre bem disposto tendo mesmo rido em alguns momentos.

Em nome dos cardeais, o decano do Colégio Cardinalício, Ângelo Sodano, expressou 'gratidão' pelos oito anos de pontificado de Bento XVI, dizendo que são os cardeais que devem agradecer ao papa o 'exemplo dado por ele nestes anos'.

Sodano afirmou que a voz da Igreja será escutada na Terra até que a voz do anjo do Apocalipse proclame 'o tempo acabou, completou-se o mistério de Deus'.

Naquela que foi a sua última aparição pública após quase oito anos de Pontificado, já da varanda da residência de Castel Gandolfo, Bento XVI saudou a população. "Como sabem este dia é diferente dos anteriores. Só serei o Sumo Pontífice da Igreja Católica até às 20h. Depois não serei mais um Papa mas um simples peregrino que termina a sua peregrinação nesta terra", disse, aplaudido por milhares de fiéis.

“Quero ainda com o meu coração, com o meu amor, com a minha oração, com a minha reflexão, com todas as minhas forças interiores, trabalhar para o bem comum, para o bem da Igreja e da humanidade”, disse ainda. "Boa noite, obrigado a todos”, foram as suas últimas palavras.

Despedida do Papa Bento XVI aos Cardeais 28.02.2013

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...