quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Cinzas

O significado das cinzas

O uso litúrgico das cinzas tem a sua origem no Antigo Testamento. As cinzas simbolizam dor, morte e penitência. Por exemplo, no livro de Ester, Mardoqueu veste-se de saco e cobre-se de cinzas quando soube do decreto do Rei Asuer I (Xerxes, 485-464 antes de Cristo) da Pérsia que condenou à morte todos os judeus do seu império. (Est 4,1). Jó (cuja história foi escrita entre os anos VII e V antes de Cristo) mostrou o seu arrependimento vestindo-se de saco e cobrindo-se de cinzas (Jó 42,6). Daniel (cerca de 550 antes de Cristo) ao profetizar a captura de Jerusalém pela Babilónia, escreveu: "Volvi-me para o Senhor Deus a fim de dirigir-lhe uma oração de súplica, jejuando e impondo-me o cilício e a cinza" (Dn 9,3). No século V antes de Cristo, logo depois da pregação de Jonas, o povo de Nínive proclamou um jejum a todos e vestiram-se de saco, inclusive o Rei, que além de tudo levantou-se do seu trono e sentou-se sobre as cinzas (Jn 3,5-6). Estes exemplos retirados do Antigo Testamento demonstram a prática estabelecida de utilizar-se cinzas como símbolo (algo que todos compreendiam) de arrependimento.

O próprio Jesus fez referência ao uso das cinzas. A respeito daqueles povos que recusavam-se a arrepender-se dos seus pecados, apesar de terem visto os milagres e escutado a Boa Nova, Nosso Senhor proferiu: "Ai de ti, Corozim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem sido feitos em Tiro e em Sidónia os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo elas teriam-se arrependido sob o cilício e as cinzas. (Mt 11,21)
A Igreja, desde os primeiros tempos, continuou com a prática do uso das cinzas com o mesmo simbolismo. No seu livro "De Poenitentia" , Tertuliano (160-220 DC), prescreveu que um penitente deveria "viver sem alegria vestido com um tecido de saco rude e coberto de cinzas".
O famoso historiador dos primeiros anos da igreja, Eusébio (260-340 DC), relata no seu livro A História da Igreja, como um apóstata de nome Natalis apresentou-se vestido de saco e coberto de cinzas diante do Papa Zeferino, para suplicar-lhe perdão. Sabe-se que num determinado momento existiu uma prática que consistia no sacerdote impor as cinzas em todos aqueles que deviam fazer penitência pública. As cinzas eram colocadas quando o penitente saía do Confessionário.

Já no período medieval, por volta do século VIII, aquelas pessoas que estavam para morrer eram deitadas no chão sobre um tecido de saco coberto de cinzas. O sacerdote benzia o moribundo com água benta dizendo-lhe: "Recorda-te que és pó e em pó te converterás". Depois de aspergir o moribundo com a água benta, o sacerdote perguntava: "Estás de acordo com o tecido de saco e as cinzas como testemunho de tua penitência diante do Senhor no dia do Juízo?"
O moribundo então respondia: "Sim, estou de acordo".

Se podem apreciar em todos esses exemplos que o simbolismo do tecido de saco e das cinzas que serviam para representar os sentimentos de aflição e arrependimento, bem como a intenção de se fazer penitência pelos pecados cometidos contra o Senhor e a Sua igreja. Com o passar dos tempos o uso das cinzas foi adaptado como sinal do início do tempo da Quaresma; o período de preparação de quarenta dias (excluindo-se os domingos) antes da Páscoa da Ressurreição.

O ritual para a Quarta-feira de Cinzas já era parte do Sacramental Gregoriano. As primeiras edições deste sacramental datam do século VII. Na nossa liturgia actual da Quarta-feira de Cinzas, utilizamos cinzas feitas com os ramos de palmas distribuídos no ano anterior no Domingo de Ramos. O sacerdote abençoa as cinzas e impõe-nas na fronte de cada fiel traçando com essas o Sinal da Cruz. Logo em seguida diz: "Recorda-te que és pó e em pó te converterás" ou então "Arrepende-te e crê no Evangelho".

Devemos preparar-nos para o começo da Quaresma compreendendo o significado profundo das cinzas que recebemos. É um tempo para examinar as nossas acções actuais e passadas e lamentarmo-nos profundamente pelos nossos pecados. Só assim poderemos voltar os nossos corações genuinamente para o Nosso Senhor, que sofreu, morreu e ressuscitou para nossa salvação.

Além do mais esse tempo serve-nos para renovar as nossas promessas baptismais, quando morremos para a vida passada e começamos uma nova vida em Cristo.

Finalmente, conscientes que as coisas deste mundo são passageiras, procuremos viver de agora em diante com a firme esperança no futuro e na plenitude do Céu.


Bênção e imposição das cinzas no início da Quaresma

Aceitando que nos imponham as cinzas, expressamos duas realidades fundamentais:

1. Somo criaturas mortais; tomar consciência de nossa fragilidade, de inevitável fim da nossa existência terrestre, ajuda-nos a avaliar melhor os rumos que compete dar à nossa vida: "Tu és pó, e ao pó hás-de voltar" (Gn 3, 19).

2. Somos chamados a converter-nos ao Evangelho de Jesus e à sua proposta do Reino, mudando a nossa maneira de ver, pensar e agir.
Muitas comunidades sem padre assumem esse rito significativo como abertura da quaresma anual, realizando-o numa celebração da Palavra.

 Fonte – Missal Dominical, página de 140, © Paulus, 1997

HÉLDER GONÇALVES


1 comentário:

  1. quaresma.=. revisão de vida
    recolhimento.
    conversão.;
    'não uma grande conversa'
    mudança de atitudes
    mudança de vida.
    amei passear por aqui
    aguardo sua visita
    Deus abençoe

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