domingo, 21 de abril de 2013

Stonehenge - Inglaterra

- Como foi possível transportar blocos de pedra com esta dimensão?


Este Lugar encontra-se situado em Inglaterra  Grã-Bretanha, sendo até ao dia de hoje um grande mistério. Podíamos perguntar, como foi possível os antigos construírem este monumento com tão poucos recursos e transportarem pedras desta dimensão.
Este monumento megalítico encontra-se rodeado de um rego bastante profundo e de cerca de cinquenta fossas em redor que parece-se com um colar.
A sua construção durou cerca de sete séculos entre 2400 e 1700 anos A.C. 
É constituído por 32 blocos de pedra que formam um círculo de 30 metros e têm mais de seis metros de altura cada um, tendo vindo das montanhas de Preséli, no Sudoeste de Gales a cerca de 322 quilómetros. 


Também tem no seu centro uma pedra que serve de Altar que veio de uma outra região de Gales, em Pembrokeshire.
A importância deste lugar Sagrado, foi a descoberta de mais de 400 túmulos ao seu redor e alguns anteriores a 2000 anos A.C.
Este monumento foi especulado sobre a sua verdadeira função, ao qual foi venerado muitos séculos depois pelos druídas. Aqui realizavam-se rituais relacionado com o movimento dos astros e, pela sombra projectada pelas pedras, e o solstício de Verão era um momento de grande destaque na vida espiritual dos seus misteriosos construtores.

Existem representações em alguns blocos de um tipo adaga cujo punho coincide com o da cultura micénica (Grécia) desta mesma época, mas nada faz prever que as duas civilizações estivessem em contacto.
Embora a religião dos druídas tenha surgido 2 milénios depois de Stonehenge, os Celtas apoderaram-se deste círculo mágico para os seus rituais e cultos, no qual o solstício de Verão tinha muita importância. Este domínio dos Celtas durou cerca de 4 séculos, 2 A.C até 2 D.C até ao seu desaparecimento sob o domínio do cristianismo. O seu sistema religioso acreditavam na imortalidade da alma, a qual, com a morte do corpo, tornava a reencarnar num recém-nascido.

Os druídas estavam divididos em três grupos: profetas, bardos e sacerdotes, sendo auxiliados por bruxas ou profetizas de um grau inferior.
Os seus ritos eram em bosques porque acreditavam nas propriedades milagrosas do visco e do carvalho. Pelos vestígios encontrados, pode-se dizer que Stonehenge foi a capital dos druídas durante vários séculos. Ainda actualmente alguns grupos druídicos reúnem-se neste círculo Sagrado, especialmente para celebrar o solstício de Verão.


HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...