sábado, 27 de abril de 2013

Taj Mahal - Índia

- Monumento dedicado ao Amor eterno


O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, uma cidade da Índia. 

É um dos monumentos mais conhecidos em todo o mundo e foi declarado como uma das Sete Maravilhas do mundo Moderno. 

Foi construído entre 1630 e 1652, a mando do imperador Xá Jahan em memória da sua esposa favorita, Aryumand Banu, que faleceu em 1631 ainda muito jovem a quem o imperador chamava de ‘Muntaz Mahal’ a jóia do palácio, após dar à luz o seu 14º filho. 

Ficou então o Palácio conhecido mundialmente como a maior prova de amor do mundo. 

A obra do palácio exigiu o trabalho de cerca de 22.000 homens e mais de 1000 elefantes oriundos de diversas localidades do oriente e demorou cerca de 22 anos a sua construção.

No final da construção do Mausoléu  a maioria dos trabalhadores foram amputados dos seus dedos e outros das suas mãos afim de evitar que se construísse outra maravilha igual noutro local.

O palácio foi todo feito em mármore branco, com incrustações de pedras semi-preciosas e a sua cúpula é toda em fios de ouro. 

A sua Cúpula é o elemento mais destacável do conjunto, que conjuga elementos da arquitectura persa, islâmica, hindu e turca.

Também em honra da sua amada esposa ele construiu os palácios e jardins de Shalimar em Lahore. 

Após pouco tempo do término da obra do Taj Mahal em 1657, Shah Jahan adoeceu gravemente, e dizem que o imperador passou o resto dos seus dias a observar pela janela o Taj Mahal, e depois da sua morte em 1666, foi sepultado no mausoléu ao lado da sua amada esposa.

As paredes que albergam o cenotáfio de Muntaz Mahal - junto à sepultura do próprio Xá Jahan - são também de mármore com incrustações de 43 pedras preciosas diferentes.

A obra é considerada perfeita, e toda cercada de jardins persas, com canteiros de flores, caminhos delineados, árvores, fontes, e cursos de água. 

Segundo descrições oficiais dos jardins do palácio, dizem que antigamente ele era repleto de árvores frutíferas e de uma vasta e diversificada vegetação harmonicamente plantadas, mas quando os britânicos assumiram o controle do Taj Mahal foram introduzidas modificações em todo o jardim de modo a reflectir melhor o estilo londrino. 

Actualmente o palácio é um ponto turístico de referência obrigatório.

Quem vai à Índia não pode deixar de visitá-lo e com certeza maravilhar-se com sua sumptuosidade e beleza.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...