sábado, 8 de junho de 2013

Catedral da Aurora Boreal - Alta – Noruega



A princesa da Noruega, Mette-Marit, acaba de inaugurar a Catedral de Northern Lights [Aurora Boreal] situada na cidade norueguesa de Alta acerca de 500 km ao norte do Círculo Polar Ártico  Mesmo antes da inauguração, a catedral de 47 metros de altura, projectada pelos arquitectos do Schmidt Hammer Lassen, foi concebida como um símbolo e um marco arquitectónico para toda a área.

Em 2001, quando o concurso de arquitectura para a Catedral da Aurora Boreal foi criado, o conselho da cidade de Alta não queria apenas uma nova igreja: procuravam um marco arquitectónico que sublinhasse o papel de Alta como um local público a partir do qual o fenómeno natural da aurora boreal pudesse ser observado.

A Catedral da Aurora Boreal é, na sua concepção um resultado da natureza circundante e da cultura local. O edifício é um marco, que através de sua arquitectura simboliza o fenómeno natural extraordinário das luzes do norte do Ártico“, explica John F. Lassen, sócio fundador da arquitectos Schmidt Hammer Lassen Architects. 

Ele continua: “A catedral reflecte literal e metaforicamente, o fenómeno da aurora boreal: etérea, transitória, poética e bonita. Aparece como uma escultura solitária em interacção com a natureza espectacular.

O significado da aurora boreal reflecte-se na arquitectura da catedral. Os contornos da igreja ascendem como uma forma em espiral para o topo da torre do sino que está 47 metros acima do solo. A fachada, revestida em titânio, reflecte as luzes do norte durante os longos períodos de escuridão do inverno ártico e enfatiza a experiência do fenómeno.

Dentro da área principal da catedral, a sala da igreja cria um contraste pacífico para o exterior dinâmico do edifício. Os materiais utilizados, concreto bruto para as paredes e madeira para os pisos, painéis e tetos, salientam o contexto nórdico. A luz do dia entra em todo o ambiente da igreja através das janelas, altas e finas, posicionadas irregularmente. Uma clarabóia ilumina toda a parede atrás do altar criando uma atmosfera distinta no local.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...