sexta-feira, 28 de junho de 2013

Cruz da Ordem de Aviz

A Ordem Militar de Aviz foi criada, segundo se crê, a 13 de Agosto de 1162, por iniciativa de D. Afonso Henriques e o seu primeiro mestre foi D. Pedro Afonso, irmão bastardo do primeiro rei de Portugal.

Inicialmente, fixou sede em Coimbra, mudando-se posteriormente para Évora e, por último, para Aviz, em 1214.

Uma vez que os seus freires respeitavam as regras de São Bento passou a designar-se Ordem de São Bento de Aviz.

Por iniciativa do fundador da monarquia portuguesa, esta instituição, ficou submetida às regras e à autoridade religiosa da Ordem de Calatrava, cujos cavaleiros usavam uma cruz própria, autorizada pelo Papa Benedicto XIII, no final do século XIV. A Cruz de Calatrava passou, então, a ser também usada pelos membros da Ordem de Aviz.

Tornando-se independente da Ordem de Calatrava, com o mestre D. Fernando Rodrigues Sequeira, esta instituição militar e religiosa passou a ser tutelada por membros da realeza e pelos próprios réis portugueses a partir de D. João III.

A Ordem de Aviz está intimamente ligada com a Casa de Aviz, dinastia portuguesa que reinou de 1385 a 1580. Fundou-a D. João I, cognominado o de Boa Memória, que apenas com seis anos de idade foi nomeado Mestre de Aviz e armado cavaleiro.

Ao serviço deste rei, no combate contra Castela, estava D. Nuno Álvares Pereira, hoje beato com o nome de Dom Nuno de Santa Maria, o génio militar que permitiu a victória portuguesa na Batalha de Aljubarrota, e que, segundo relatos da época, envergava a Cruz de Aviz nas suas roupas.

Devido aos seus feitos militares, tornou-se uma das maiores figuras da História de Portugal.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...