domingo, 23 de junho de 2013

Salvação incoada e plenitude da Salvação

A salvação, como objectivo alcançado mediante a redenção, é essa nova situação para a qual a humanidade foi transferida e que, desde a ressurreição de Jesus, é n’Ele realidade consumada e plena e nos que n’Ele acreditam e n’Ele são baptizados, realidade incoada neste mundo, orientada para a sua consumação e plenitude no mundo futuro. Falar de salvação neste sentido passivo implica pois a necessidade de distinguirmos entre salvação incoada e plenitude da salvação.

A salvação em plenitude é realidade actual em Jesus Cristo ressuscitado e elevado ao Céu como cabeça da humanidade redimida, que constitui o seu Corpo Místico. Em relação a cada individuo humano, ela será a sua plena participação nessa mesma sorte de Cristo ressuscitado e glorioso junto do Pai, após a sua passagem pela morte. Ela será o que chamamos, em termos simples e correntes, a posse da vida eterna, ou da salvação eterna, isto é, o Céu.

Que relação tem isso com a existência humana, enquanto salvação? Isso significa a plena e definitiva ultrapassagem da situação de perdição – da sujeição ao sofrimento, ao pecado e à morte, enfim, à contingência e fragilidade da condição humana. Em relação à ânsia de infinito inscrita no coração do homem, isso significa a sua plena realização; e portanto, a plenitude da sua felicidade, a beatitude indestrutível; e por conseguinte, a saída feliz e absoluta para o seu drama existencial, o fim de toda a inquietude, “a paz do sábado que não entardece”.

A salvação plena e absoluta tem como antítese perfeita o absoluto da perdição, ou seja, aquela perdição para a qual não há mais hipótese nem esperança de salvação. Tal é a eterna condenação, enquanto absolutização e eternização da situação de perdição, pela recusa absoluta e definitiva da mão estendida de Deus, livremente decidida pelo homem e, pela morte, fixada e firmada para a eternidade. No essencial, é isso o inferno.

Tanto a plenitude da salvação como o absoluto da perdição são de ordem transcendente e escatológica, isto é, dão-se para além da morte, na vida e no mundo futuro. Mas é neste mundo que o homem é chamado a, livremente, decidir sobre a sua sorte transcendente e eterna, projectando para a eternidade a sua existência temporal. A salvação é por Deus oferecida a todos gratuitamente. Ao homem pertence acolhê-la ou recusá-la. Em rigor, pois, a salvação é, em última análise, responsabilidade do homem. O que decide a condenação é a fixação do homem, por uma opção fundamental, no seu pecado, enquanto “aversio a Deo, conversio ad creaturas” (Santo Agostinho).

Não só, porém, a eterna condenação, mas também a salvação eterna se começa neste mundo e nesta vida. É a esse começo ou esboço de salvação, já neste mundo, que chamamos a salvação incoada e relativa. Com efeito, se a salvação plena e absoluta é a plena realização humana, tudo aquilo que, neste mundo e nesta vida, contribui para a verdadeira realização e felicidade do homem – isto é, tudo aquilo que vai na linha da superação dos dramas humanos do sofrimento, do pecado e da morte – é já salvação incoada e relativa. Note-se porém que falamos da verdadeira realização e felicidade humanas, isto é, daquela que se dá na abertura para Deus e para a salvação eterna, já que tal abertura faz parte da verdade do homem. Qualquer realização em sentido contrário não é verdadeira realização, mas antes destruição do homem e principio ou esboço da condenação, ainda que, na aparência imediata, isso não seja evidente.

A salvação incoada, tal como a salvação eterna, é de ordem sobrenatural, ou seja, é, no essencial, obra da graça de Cristo oferecida ao homem e por este livremente acolhida. Mas essa graça sobrenatural atinge também a ordem natural da existência humana, na medida em que o homem concreto é uma pessoa una e integradora do natural no sobrenatural: “não se pode nunca dissociar o plano da Criação do plano da Redenção” (E.N. 31). Na pessoa concreta, o sobrenatural e o natural, embora distintos, estão pois unificados, de tal forma que, para o homem que vive sob a acção da graça salvífica de Cristo, podemos dizer que “tudo é graça” (1Cor 10,31).

Concretizando um pouco, podemos dizer que a salvação incoada é, antes de mais e no essencial e decisivo, a participação na graça na graça de Cristo Redentor, a qual se dá pelo baptismo e pelos restantes sacramentos, com especial relevo para o da penitência, a que acrescem outras “acções sacramentais” (que significam e realizam incoativamente a salvação) – palavra de Deus, acções litúrgicas, etc. – através das quais Deus canaliza para o homem crente a graça da salvação, infundindo e alimentando nele essa vida divina que é semente de vida eterna e que os teólogos costumam chamar “graça santificante”. O homem é permanentemente chamado a acolher, a defender e a robustecer em si essa vida divina, pela fé e pelas boas obras, nas quais se inclui em primeiro lugar a resistência ao pecado. Nesta linha, a salvação incoada é de ordem directamente sobrenatural, situa-se directamente na ordem da Redenção.

Mas salvação incoada é também a participação, cristãmente ordenada, nos bens deste mundo. Ou seja: a participação nos bens deste mundo, na medida em que – estando liberta da corrupção do pecado, que tudo endereça no sentido da condenação – não impede mas antes se integra na ordem sobrenatural da salvação, ou seja, na medida em que ela representa a ordem da Criação integrada na ordem da Redenção, é também salvação incoada (E.N. 31): “Tudo é vosso… vós porém sois de Cristo e Cristo é de Deus” (1Cor 3, 21-23). Nesta linha, a salvação, embora directamente se situe na ordem natural da existência humana, indirectamente é também de ordem sobrenatural, na medida em que nela se encontra integrada e como que por ela assumida.

Voltando à imagem do êxodo, podemos dizer que a salvação incoada é a travessia do deserto, enquanto que a salvação plena e definitiva é a posse da terra de Israel.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...