quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Santo Estevão - 1º Mártir

Chamado como “homem cheio de fé e do Espírito Santo; cheio de graça e fortaleza” (Act 6, 5.8), Estêvão foi um dos sete primeiros diáconos ordenados pelos apóstolos. Realizava muitas curas e milagres em nome de Jesus, mas, acusado injustamente de blasfémia, foi preso e condenado à morte.

Deus manifestou-se de tal forma nele, pelo seu Espírito Santo, que o rosto de Estêvão pode ser visto tão radiante como o de um anjo, manifestando externamente o brilho da pureza e da entrega a Deus que já era completa no seu coração. Assim movido pelo Espírito, Estêvão anunciou ao Conselho o mistério da nossa Salvação, desde Abraão a Jesus Cristo, e a insensatez deles em não reconhecer em Jesus a realização das Promessas.

O Conselho ficou completamente enfurecido com o discurso de Estêvão, o qual olhou para o céu e disse: “Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus” (Act 7, 56).

Logo, então, Estêvão foi levado para fora da cidade e apedrejado e, até mesmo nas suas palavras, quis assemelhar-se a Jesus, pois, antes de morrer, disse: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito; Senhor, não lhes leves em conta este pecado…” (Act 7, 59s).

Estêvão morreu aos pés de Saulo, aquele que, após o seu encontro com Jesus no caminho para Damasco, foi convertido e tornou-se apóstolo, anunciando aos pagãos o Evangelho de Nosso Senhor.

Assim, Estêvão tornou-se o primeiro mártir da Igreja Católica, morto por defender a sua fé, morto por proclamar a Salvação em nome de Jesus Cristo.

Assemelhemo-nos, portanto, a Santo Estêvão e desejemos ardentemente que a nossa face resplandeça pelo poder do Espírito Santo, anunciando ao mundo o Evangelho, ainda que isso nos custe o preço da nossa vida, como nos recorda Paulo: “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Fl 1, 21).

HÉLDER GONÇALVES

1 comentário:

  1. E Deus continua a chamar homens e mulheres para anunciar a Boa Nova.
    Muitos dias me pergunto porquê alguns rapazes com força e dinamismo se entregam a Jesus.
    O Senhor convida e dá a força para O seguir...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...