sábado, 12 de julho de 2014

Cruz Recruzada

É conhecida por Cruz Recruzada, porque os extremos dos braços formam uma cruz. Uma cruz maior, a cruz “mãe”, sustenta as outras quatro, formando um conjunto único harmonioso.

Os seus elementos não podem, portanto, ser interpretados singularmente, mas sim como uma única entidade.Assim, foi a própria evangelização a acção intimamente relacionada com a simbologia desta cruz.

O ensinamento do Evangelho – que de acordo com a etimologia grega significa “boa nova” – que se pregava às populações foi apenas um ao longo dos séculos e das terras por onde passou: a Boa Nova de Jesus Cristo, ou seja, a mensagem portadora do anúncio do Reino de Deus. Tal com a Cruz Recruzada é apenas uma, embora seja constituída por cinco.

A cruz maior; a que apoia as outras menores, traduz a Morte e a Ressurreição de Cristo em Jerusalém, perpetuadas ao longo dos tempos pelos fiéis cristãos como exemplos de sacrifício e de salvação. Sem essa cruz “mestre”, as outras não tinham qualquer sentido.

Os outros quatro elementos representam os pontos geográficos por onde passou a Boa Nova de Jesus Cristo, os quais receberam de igual forma a mensagem, sem distinção em nenhum ponto da Terra. Porém, a simbologia da Cruz Recruzada não se limita apenas ao mundo religioso do Homem (embora seja aqui que manifesta a sua maior carga simbólica), refere-se ao mundo da cultura, da arte, da política, da ciência, do pensamento, também importantes para a vivência dos homens na Terra.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...