quarta-feira, 16 de julho de 2014

Nossa Senhora do Carmo

A história de Nossa Senhora do Carmo está ligada a um grupo de monges eremitas que habitavam o Monte Carmelo, no Séc XIII. Eles foram expulsos para a Europa pelos sarracenos. O superior da Ordem era São Simão Stock, que possuía uma grande devoção a Nossa Senhora do Carmo. Este pediu-lhe que os protegesse e recebeu dela um escapulário (uma espécie de capinha castanha que cobria os ombros, as escápulas, cuja palavra significa escudo, protecção) com a frase: "Eis o privilégio que dou a ti e a todos os filhos do Carmelo: todo o que for revestido deste hábito será salvo".

A Ordem Carmelita é primordialmente orante. Rezam sem cessar por todo o mundo e pelas almas dos mortos. Este é seu principal carisma. Veneram santo Elias e Nossa Senhora do Carmo. Adoram Nosso Senhor Jesus Cristo como toda a Igreja Católica. São monges e monjas enclausurados, extraordinários na sua missão. Grandes santos da nossa Igreja provém do Carmelo, como Santa Tereza D'Ávila, Santa Terezinha do Menino Jesus, São João da Cruz e inúmeros outros. Existe muita literatura oriunda dos escritos destes santos do Carmelo. Vale a pena procurar e ler. É fonte inesgotável de pura espiritualidade Cristã.

Quanto ao escapulário, com o tempo passou a ser usado pelos leigos ligados ao Carmelo. Mais tarde por todos os leigos católicos que o desejem. Tornou-se menor, com dois fios ou fitas ligando a imagem de Nossa Senhora do Carmo e de Nosso Senhor Jesus Cristo. O escapulário deve ser imposto a primeira vez por um Padre, seguido das orações recomendadas e significa a nossa devoção a Nossa Senhora e a nossa fé Cristã. O simbolismo dele é o de um hábito religioso. Garante a salvação eterna apenas a quem o usa com fé, seguindo Jesus Cristo.
*Vinha do senhor é o significado da palavra Carmelo.


ESCAPULÁRIO

1 - Surgimento do Escapulário

Foi na madrugada do dia 16 de Julho de 1251 que Nossa Senhora apareceu ao santo carmelita inglês, São Simão Stock, e entregou-lhe o miraculoso Escapulário do Carmo.
São Simão Stock era, naqueles tempos, Superior Geral da Ordem dos Carmelitas. Ele encontrava-se numa situação aflitiva, pois a sua Ordem passava por dificuldades muito sérias, sendo desprezadas, perseguida e até ameaçada de extinção.

Homem de uma fé viva, São Simão não cessava de implorar socorro à Santíssima Virgem, e pedia também um sinal sensível de que seria atendido.
Comovida pelas súplicas angustiantes deste seu fervoroso filho, Nossa Senhora trouxe-lhe do Céu o santo Escapulário e dirigiu-lhe estas palavras:

"Recebe, filho diletíssimo, o Escapulário da tua Ordem, sinal da minha confraternidade, privilégio para ti e para todos os Carmelitas".

"Todos os que morrerem revestidos deste Escapulário não padecerão o fogo do inferno. É um sinal de salvação, refúgio nos perigos, aliança de paz e pacto para sempre".

A partir dessa misericordiosa intervenção da Mãe de Deus, a Ordem carmelita refloresceu em todo o mundo! E o Escapulário passou a percorrer a sua milagrosa trajectória, como sinal de aliança de Nossa Senhora com os Carmelitas e com toda a humanidade.
Setenta anos mais tarde, Nossa Senhora apareceu ao Papa João XXII e fez-lhe nova promessa, considerada como complemento da primeira:

"Eu, como terna Mãe dos Carmelitas, descerei ao purgatório no primeiro sábado depois da sua morte e os livrarei e os conduzirei ao Monte Santo da vida eterna."

Essa segunda promessa de Nossa Senhora deu origem à célebre Bula Sabatina do Papa João XXII, publicada em 03 de Março de 1322, confirmada posteriormente por vários Sumos Pontífices como Alexandre V, Clemente VII e Paulo III.

De início, o Escapulário era de uso exclusivo dos religiosos Carmelitas. Mais tarde, a Igreja, querendo estender os privilégios e benefícios espirituais desse uso a todos os católicos, simplificou o seu tamanho e autorizou que a sua recepção ficasse ao alcance de todos.


2 - Privilégios do Escapulário

"Não, não basta dizer que o Escapulário é um sinal de salvação. Eu sustento que não há outro que faça a nossa predestinação tão certa..."
(São Cláudio de la Colombière, S.J.)

1. É um sinal de aliança com Nossa Senhora. Por seu uso, exprimimos a nossa consagração a Ela;

2. É um sinal de salvação. Quem morrer com ele não padecerá o fogo do inferno;

3. A Santíssima Virgem livrará do purgatório, no primeiro sábado depois da morte, todos os que o portarem;

4. É um sinal de protecção em todos os perigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...