sábado, 1 de novembro de 2014

Dia de Todos os Santos

O Dia de Todos os Santos é um feriado religioso que começou a ser comemorado a partir do dia 1 de Novembro de 837, em França, por decreto real.

Segundo a tradição, a festa começou devido ao facto de a igreja se poder ter esquecido, durante o ano, nas suas celebrações, do nome de algum santo e de omitir aqueles que não surgiam no calendário litúrgico, corrigindo com um feriado religioso essa falta.

Primeiramente designado dia de Nossa Senhora dos Mártires, a data foi celebrada durante mais de dois séculos no dia 13 de Maio.

No século VIII (741), Gregório III manda construir na Basílica de São Pedro, em Roma, uma capela dedicada ao Divino Salvador, a sua Santíssima Mãe, aos Apóstolos e a todos os mártires e confessores, o que contribuiu para impulsionar a Festa de Todos os Santos.

No século IX (835), a data desta festa religiosa é então fixada no dia 1 de Novembro pelo papa Gregório IV, que há muito tempo pressionava Luís I, rei de França, a assinar um decreto que oficializasse a celebração.

Daí em diante o dia 1 de Novembro passou a ser universal, constituindo uma das maiores solenidades para toda a Igreja Cristã.

No final do século X, Santo Odilão (994-1048), junta às celebrações em louvor dos santos algumas orações em favor dos defuntos. Esta introdução levou mais tarde a que se procedesse à separação das duas datas, vindo o dia 1 de Novembro a ser dedicado a todos os santos da Igreja Católica, enquanto o dia 2 passou a ser consagrado, exclusivamente, aos fiéis defuntos.   

1 comentário:

  1. Um apontamento com interesse.
    Direi,acrescentando, que dia de todos os santos serão todos os dias pois eles serão exemplos de vida e de temor a Deus para bem da humanidade.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...