sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Catedral de Colónia – Colónia – Alemanha


A Catedral de Colónia levou mais de 630 anos para ser construída e sua história começa em 1164, quando o arcebispo Rainald von Dassel trouxe as relíquias dos 3 Reis Magos de Milão para Colónia. A partir dai, a cidade tornou-se um importante local de peregrinação e a antiga catedral que estava lá desde o ano 870, foi demolida para a construção da nova, totalmente em estilo gótico, para poder abrigar os fiéis que a cada dia aumentava em número. As obras começaram em 1248.

Em 1560 a construção foi interrompida por falta de dinheiro e interesse, principalmente dos arquitectos que não queriam mais construir a catedral em estilo gótico, pois este estilo estava ultrapassado. Queriam mudar o projecto para o estilo renascentista.
Sendo assim, enquanto não se resolviam, as obras da catedral ficaram paradas quase 300 anos. Isso é que foi indecisão!!

Em 1794 as tropas da Revolução Francesa liderados por Napoleão Bonaparte marcharam até Colónia e a catedral serviu, durante anos como um depósito de armas, para desespero dos fiéis e dos padres. 

O amor e o entusiasmo do povo de Colónia e milhares de fiéis que faziam a rota da peregrinação à Catedral cresceu. Para tomar proveito da situação o rei da Perússia Frederico Guilherme IV, como estava sempre em conflito com a igreja católica, pois era protestante e queria ganhar a simpatia do povo católico, doou dinheiro para a continuação das obras, em 1842. 
A inauguração da catedral ocorreu, finalmente, em 1880.

Durante os anos seguintes, a Catedral de Colónia sobreviveu a 2 guerras mundiais e hoje vive em constante restauração, devido à poluição atmosférica que está a corroer os seus mais de 50 tipos de pedras usados durante a sua construção.

Uma oficina permanente na própria catedral, testa várias técnicas, inclusive o laser, para ajudar na preservação desta estrutura espectacular.

Desde 1996, a Catedral de Colónia é Património Cultural da Humanidade, pela Unesco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...