quinta-feira, 21 de março de 2013

Semana Maior


Estamos quase a iniciar a Semana Santa, ou Semana Maior como queiram chamar, e esta é para ser vivida intensamente por todos os fiéis cristãos a entregarem a sua vida “ao Senhor Jesus, morto e ressuscitado por nós”, porque estas datas são para a reflexão e não “dias de férias para o descanso frívolo, a diversão ou pior ainda para o pecado”.

“Não devemos permitir que um clima secularizado que vai esfriando a nossa fé cristã se apodere de nós mas seja na verdade o fogo do mistério da Páscoa que dê luz e calor às nossas vidas.

Que sejam dias para encontrar, conhecer e seguir a Cristo, como Luz do mundo, Vida e nossa Ressurreição!”.

A morte de Cristo na Cruz “é a maior prova do amor” de Deus. Cristo com o seu sacrifício, deu aos homens o maravilhoso presente “da Cruz como símbolo da nossa reconciliação”.

Todos os que se reclamam fiéis de Cristo devem fazer uma reflexão séria em torno da Cruz a levá-los “ a um maior compromisso pela santidade na nossa vida cristã”.

“Não há cristianismo sem Cruz! A Cruz é parte fundamental da vida cristã, não como expressão de desgraça ou resignação, mas como caminho misterioso e paradoxal de felicidade e de vida eterna”.

Todos devemos morrer ao pecado e às paixões desordenadas, aos apegos e egoísmos, assim como ao cristianismo do mínimo esforço, pois “só se chega à Ressurreição  passando necessariamente pela sexta-feira da Paixão e da Morte”.

“Por isso a Semana Santa é ocasião propícia para examinarmos-nos seriamente e perguntar-nos:

Vivo um processo contínuo de conversão?

Ou sou medíocre e não ponho os meios necessários para ser santo?

Ardo em desejos de santidade e de configuração com Cristo?

Amo a Igreja e esforço-me por fazê-la amar?”

Na Cruz também se revela “a maternidade espiritual da Virgem Maria.

Jesus convida-nos a descobrir a Sua Mãe como nossa também.

Convida-nos a participar do seu estado de Filho da Virgem Maria e anima-nos a amá-la como Ele a ama”.

Todos devemos contemplar a Cruz porque por ela “foi vencido o maligno, ficou derrotada a morte, transmitiu-nos a vida, devolveu-nos a esperança e foi-nos comunicada a luz.

Salve, ó Cruz, esperança única!”.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...