sexta-feira, 3 de março de 2017

Milagre da 4ª fera de Cinzas

O grande milagre na quarta-feira de cinzas de 1218

"Respondeu-lhe o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá" (Lc 17.6).


Há 8 séculos, ocorreu um milagre extraordinário a um dos maiores santos da Igreja.

Durante a Quarta-feira de Cinzas de 1218, São Domingos de Gusmão debatia com alguns cardeais sobre algumas questões administrativas. 
De repente, um homem bateu à porta com muita força . 

De acordo com o livro a Vidas dos Santos de Butler, que regista a história, aquele homem “rasgava as suas vestes enquanto chorava e gritava”.  Isto porque ele estava a trazer uma má notícia: o sobrinho de um dos cardeais presentes foi interceptado no seu cavalo e foi assassinado.

Ao princípio, ficaram todos em silêncio e o cardeal caiu numa profunda dor. São Domingos deu-lhe algumas palavras de consolo, mas não teve o efeito esperado.

Depois de pensar, São Domingos tomou o controle  da situação: ordenou que trouxessem o corpo do homem morto e que preparassem uma Eucaristia numa Igreja próxima.

Durante a Eucaristia, São Domingos “derramou um mar de lágrimas”. Então, durante a Consagração, sucedeu algo incrível (além da Transubstanciação, é claro!): enquanto São Domingos elevava o Corpo e o Sangue de Cristo, caiu em êxtase e começou a levitar. Todos os presentes viram o milagre.

Uma vez terminada a Eucaristia, São Domingos levou todos diante do cadáver, ajoelhou-se e orou em silêncio durante algum tempo; depois pôs-se de pé enquanto fazia o sinal da cruz. Então, de novo, começou a levitar e proclamou em voz alta: “te digo, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, levanta-te!”.

Pela graças de Deus, e diante de todos os presentes, o morto voltou à vida e levantou-se completamente ileso.

A notícia do milagre estendeu-se rapidamente. A cidade, a Igreja local, e inclusive o Papa, todos celebraram a notícia e louvaram a Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...