PÁGINAS

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

DOM MANUEL MONTEIRO CASTRO

Bendito seja quem nos Deus envia!...

Dom Manuel Monteiro de Castro é o novo cardeal português que foi no passado sábado nomeado cardeal numa cerimónia que decorreu no Vaticano, no qual recebeu das mãos do Papa o anel e o barrete cardinalício, sinais do novo cargo, tornando-se assim conselheiro do Papa Bento XVI.

D. Manuel Monteiro de Castro, de 73 anos, é natural de Santa Eufémia de Prazins, em Guimarães. Foi ordenado padre em 1961 e bispo em 1985, tendo ao serviço diplomático da Santa Sé percorrido vários países nos cinco continentes.

O terceiro cardeal português está no Vaticano desde Julho de 2009, altura em que assumiu o cargo de secretário da Congregação para os Bispos, antes de ter sido eleito, na quinta-feira passada, como responsável da Penitenciária Apostólica, um dos três tribunais da Cúria Romana.

Desta forma, com Dom Monteiro de Castro como cardeal, volta a haver dois cardiais portugueses que podem votar num eventual conclave.

O novo cardeal português, D. Manuel Monteiro de Castro, mostrou-se agradado com a nova missão que recebeu do Papa Bento XVI, e apelou aos esforços por um «mundo melhor».

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário