PÁGINAS

segunda-feira, 7 de maio de 2012

MARIA NOSSA MÃE

Entre os santos que deram a vida à humanidade, a Igreja cita, em primeiro lugar, Maria, a primeira de entre todas as criaturas, escolhida por Deus para ser Mãe de Jesus e também nossa Mãe na ordem da graça. Ela é a primeira discípula de Jesus e a primeira cristã no seguimento de seu Filho. Melhor que ninguém, Maria aponta-nos Cristo na totalidade do seu mistério.

A denominação essencial de Maria no Novo Testamento é a de «Mãe de Jesus» (Mc 3,31; Jo 2,1-15; 19,25-27; Act 1,14). É com este título que Ela se inscreve na história da salvação como elo indispensável da mesma (Gal 4,4-5). Em Maria, a antiga Aliança dá lugar à nova, porque Ela consentiu plenamente no projecto de Deus: Ser Mãe de Jesus e nossa Mãe; colocou-se de um modo tão absoluto ao serviço do Espirito Santo que, pelo seu poder, se gerou nela o Filho. Os Padres da Igreja repetem-no continuamente: Maria concebeu Jesus na fé, antes de O conceber na carne.

Nossa Senhora é Mãe de Jesus, não só no sentido biológico ou físico, mas também no sentido espiritual, na ordem da graça. Quando uma mulher do povo, que ouvia a pregação de Jesus, exclamou: «Feliz o seio que Te trouxe e os peitos que Te amamentaram», exaltando assim a maternidade biológica de Maria, Jesus acrescentou: «felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática».

Desta forma indica que a grandeza da sua Mãe se fundamenta também na fé: Ela escutou atentamente a Palavra do Senhor, guardando-a e meditando-a no seu coração para compreender o seu sentido profundo, e dispôs-se a colaborar humildemente com o desígnio de Deus: «Eis a Serva do Senhor, faça-se em Mim segundo a Tua Palavra».

Recorrendo a Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, entregamo-nos ao Seu cuidado materno através da oração. Mas, o amor filial á Virgem Maria manifesta-se na imitação das suas virtudes. Ela é a Serva do Senhor que nos apresenta Jesus como Luz e Salvação da Humanidade.

HÉLDER GONÇALVES

2 comentários:

  1. Boa tarde Hélder.

    Seu blog é pura catequese!!
    Sem dúvida vou ficar visistando sempre...

    Parabéns pelo trabalho.

    Deus te guarde!

    Luciana Dias

    ResponderEliminar
  2. Em várias ocasiões eu já afirmei com certeza que Maria, a mãe de Nosso Senhor Jesus, é uma das pessoas mais esquecidas na história do Novo Testamento por nós, cristãos evangélicos. As razões podem até ser conhecidas, mas sem dúvidas não são justificáveis. Mas não quero aqui esticar esta polêmica...
    Como neste domingo estamos celebrando o Dia das Mães, tomar a virgem Maria com o exemplo não deixa de ser uma homenagem a todas as mães. Assim, gostaria de refletir um pouco sobre esta figura fantástica! Lendo o texto da anunciação (nos evangelhos em Lc 1:26-38), devo apontar pelo menos três destaques: uma constatação, uma promessa e uma disposição. Vamos a eles.
    1. A constatação. Após a saudação inicial e diante da apreensão de Maria, o anjo constata: “...achaste graça diante de Deus” (no verso 30). Não tenho como negar que esta mulher foi reconhecida pela sua santidade. Maria viveu seu compromisso e relacionamento com Deus de maneira tão intensa que o próprio Senhor achou graça nela. Ela foi escolhida para ser a mãe do Salvador – esta honra lhe coube porque, sem dúvida, ela reunia em sua vida características aceitáveis a Deus.
    2. A promessa. No verso 35 há uma promessa: “descerá sobre ti o Espírito Santo”. Aquela que acha graça diante de Deus pode experimentar a gloriosa promessa de ser cheia do Espírito Santo. Aquilo que os discípulos só vivenciariam em Pentecoste, Maria teve o privilégio de desfrutar na concepção: o Santo Espírito de Deus possuiu aquela mulher por completo.
    3. A disposição. A anunciação só poderia terminar com uma disposição. Lucas registra no verso 38: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra”. Uma mulher que achou graça diante de Deus e foi cheia do Espírito Santo é uma mulher que se dispõe a ser instrumento de Deus para a execução dos seus planos. Maria é uma mulher notável exatamente por que, diante da experiência sagrada, se colocou a disposição de Deus.

    http://jnescrevinhando.blogspot.com.br/2012/05/maria-mae-do-senhor.html

    ResponderEliminar