quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Yosemite - Estados Unidos

Rochedo «O Capitão»
A vista do miradouro é incrível. 

Qualquer pessoa diria que este é um dos lugares que se devem visitar antes de abandonar este mundo; com efeito, é o sítio onde se desejaria estar nesse momento, a deleitar-se com a criação.

Quando, em 1871, o viajante e escritor J. H. Beadle visitou este espectacular ponto geográfico, declarou: «Nada se compara com isto. Um homem tem de morrer e de aprender a linguagem dos anjos antes de tentar descrever Yosemite».

Os primeiros exploradores brancos a descobrirem este vale, em 1850, baptizaram a sua emblemática base de granito como «O Capitão». Trata-se de um gigantesco monólito de 900 metros de altura e 1600 metros de largura e é um dos símbolos desta reserva.

Encontramos as suas origens há 500 milhões de anos, quando estas montanhas se encontravam por baixo do mar. depois de emergirem, os glaciares esculpiram o vale e suavizaram as suas formações rochosas.

Além de «O Capitão», provavelmente o cenário mais espectacular do parque corresponde à estreita garganta de aproximadamente onze quilómetros de comprimento pela qual corre o rio Marced.

O Parque Nacional de Yosemite é um parque nacional norte-americano localizado nas montanhas da Serra Nevada, no estado da Califórnia, nos condados de Mariposa e Tuolumne.

O parque de Yosemite recebe a visita de cerca de três milhões de visitantes por ano, grande parte somente para ver o vale Yosemite, mas no parque existem muitas outras atracções, pois é reconhecido internacionalmente pelos seus espectaculares desfiladeiros de granito, cascatas, arroios claros, bosques de sequóias gigantes e grande biodiversidade, que lhe valeram a designação de Património Mundial em 1984.

Reza a lenda que, a cremação dos mortos começou depois de ter morrido o primeiro homem no mundo e do encontro e dialogo entre o coiote e o pássaro.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...