sábado, 16 de julho de 2011

SONHO DE DEUS

Assim fala Deus:

• Sonho com uma Igreja de ternura que viva o mandamento novo do amor como sua “norma ” e faça da ternura a sua alma e o seu sinal distintivo.

• Sonho com uma Igreja, sacramento da minha ternura no mundo, que viva a ternura no seu interior e se faça serviço dos últimos, livre de lógicas humanas e que siga o meu Filho sobre as vias do ser, do amar e do adorar, rejeitando as tentações opostas do ter, do poder e da auto-afirmação.

• Sonho com uma Igreja na qual os ministros ordenados e as pessoas consagradas imitem a ternura do pai dos dois filhos, do bom samaritano para com o ferido encontrado no caminho e do publicano que se dirige ao templo, reconhecendo-se pecador e pedindo perdão pelas próprias culpas, do bom pastor que cuida de todas as ovelhas com amor de ternura;

• Sonho com uma Igreja da comunhão e da fraternidade entre todos os seus filhos, capaz de valorizar os dons de todos e de cada um, e não uma Igreja das suspeitas e das “tomadas de posição”.

• Sonho com uma Igreja evangélica, incansavelmente empenhada em renovar-se no Espírito como esposa do seu Senhor, mensageira fiel do chamamento de todo o homem ao seguimento de Cristo, capaz de acompanhar cada um na alegria da própria vocação.

• Sonho com uma Igreja de discípulos ternamente amantes, dispostos à perseguição do Evangelho por meu amor e pelo nome do meu Filho; discípulos que se queiram bem entre eles, servindo-se reciprocamente com humanidade e não fazendo prevalecer lógicas de ambição e de carreirismo.

• Sonho com uma Igreja, capaz de acolher todos os povos e todas as pessoas com o próprio coração de Cristo e atenta para não destruir os germes de bem, presentes em todas as culturas.

• Sonho com uma Igreja que, como o carpinteiro de Nazaré, se faça pobre, superando a tentação de ser Igreja do domínio e das condenações, serva humilde de todos e de cada um segundo o modelo de seu Mestre e Senhor.

• Sonho com uma Igreja da misericórdia: uma igreja-cruz, nascida do Gólgota e resplandecente da Páscoa, fiel ao discurso das bem-aventuranças e não a lógicas diferentes.

• Sonho com uma Igreja na qual homens e mulheres se reencontrem na verdade do Evangelho e possam ser, juntos, reciprocamente e sem discriminações, apóstolos entusiastas do ressuscitado.

• Sonho com uma Igreja da amizade, anti-autoritária e anti-centralizadora, que testemunhe com toda a sua vida o meu Ser-Ternura e chame a acolher o Evangelho da ternura como opção e projecto de vida.

• Eu sou Ternura mas só me podeis conhecer se viverdes na minha ternura. Quem ama com ternura habita em Mim e Eu nele.


Ricardo Igreja

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...