sábado, 30 de junho de 2012

CRUZ DOS APÓSTOLOS

A Cruz dos Apóstolos é uma cruz latina que, através de representações gráficas, nos remete para os símbolos e a vida de Cristo e dos 12 discípulos a quem encarregou de pregar o Evangelho.

A versão aqui representada é, no entanto, simplificada: não apenas desprovida das pedras preciosas que ornamentam a cruz original, como também retrata apenas Cristo e alguns apóstolos.

Jesus Cristo surge representado, geralmente no centro da cruz, pelo cordeiro (o salvador é o Cordeiro de Deus), enquanto a figura das chaves é o símbolo clássico de São Pedro (“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus, e tudo o que ligares sobre a terra será ligado também no céu, e tudo que desligares na terra será também desligado no céu”, disse-lhe Jesus).

A cruz em forma de X representa Santo André (segundo a tradição, o irmão de Pedro foi atado a uma cruz com esta configuração), ao passo que a águia simboliza São João (deu testemunho de ter subido em vida ao céu e de ter visto a natureza divina de Jesus.

O anjo (São Mateus), o leão (São Marcos) e o boi (São Lucas, que, a par da citada águia (São João) são os quatro símbolos extraídos da visão da Glória de Deus tida pelo profeta Ezequiel, são igualmente marcas distintivas de algumas versões da Cruz dos Apóstolos.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...