sexta-feira, 26 de julho de 2013

Papa - Dia dos Avós

Papa elogia papel dos avós e pede diálogo entre gerações
Francisco presidiu à recitação do Angelus no Rio de Janeiro, com milhares de pessoas


O Papa defendeu hoje no Brasil a necessidade de respeitar os avós e valorizar o “diálogo entre as gerações” como “um tesouro” para as famílias e a sociedade.

“Como são importantes os avós na vida da família, para comunicar o património de humanidade e de fé que é essencial para qualquer sociedade! E como é importante o encontro e o diálogo entre as gerações, principalmente dentro da família”, disse o Papa, na varanda central da sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, antes da recitação da oração do Angelus.

No dia da memória litúrgica dos santos Joaquim e Ana, pais de Maria e avós de Jesus, Francisco destacou estas figuras que “fazem parte de uma longa corrente que transmitiu o amor a Deus, no calor da família”.
“Vemos aqui o valor precioso da família como lugar privilegiado para transmitir a fé”, acrescentou.

O Papa recordou que nesta data é celebrado, em muitos países, a “festa dos avós”, passagem do discurso sublinhada pelos aplausos dos presentes.

“Nesta Jornada Mundial da Juventude, os jovens querem saudar os avós. Eles saúdam os seus avós com muito carinho, saudamos os avós, e agradecem-lhes pelo testemunho de sabedoria que nos oferecem continuamente”, declarou, pedindo as palmas dos mais novos.

Francisco voltou a elogiar o “acolhimento caloroso” no Rio de Janeiro e deixou votos de que esta sua passagem renove “em todos o amor a Cristo e à Igreja, a alegria de estar unidos a Ele e de pertencer a Igreja e o compromisso de viver e testemunhar a fé”.

“Agora, nesta praça, nas ruas adjacentes, nas casas que acompanham connosco este momento de oração, sintamo-nos como uma única grande família e dirijamo-nos a Maria para que guarde as nossas famílias, faça delas lares de fé e de amor, onde se sinta a presença do seu Filho Jesus”, concluiu.
O dia do Papa tinha começado na zona norte da cidade, onde confessou cinco jovens de várias nacionalidades numa iniciativa inserida na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013.

Após a celebração, Francisco seguiu em carro fechado e depois em papamóvel para a sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, na qual teve um “breve encontro” privado com jovens detidos e saudou membros do Comité Organizador e benfeitores da 28ª JMJ.

No mesmo Palácio de São Joaquim, Francisco vai almoçar em privado com 12 jovens, em representação do Brasil e dos cinco continentes, incluindo o português Filipe Teixeira, do Patriarcado de Lisboa, voluntário na organização da JMJ.

O quinto dia da viagem do Papa ao Brasil vai encerrar-se às 18h00 locais, com a celebração da Via-Sacra, na Praia de Copacabana.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...