quarta-feira, 12 de outubro de 2011

TERÇO - Mês de Maria

Estamos no mês de Outubro, mês em que Nossa Senhora apareceu em Fátima pela última vez a 13 de Outubro de 1917, e que tanto nos pediu que rezássemos o terço.

Nunca será demais falar da riqueza do terço, no seu sentido teológico e bíblico, das maravilhas desta oração, sobretudo neste mês de Outubro dedicado ao rosário.
Simples mas rica, singela mas poderosa, repetitiva mas cheia de novidade divina.
Com ela se alcançam graças e dons, com ela colocamos o mundo em Deus através de Nossa Senhora, com ela repassamos os mistérios de Cristo e de Maria.
Que maravilhosa oração!

O aspecto mais importante do terço é a sua dimensão cristológica, ou seja, somos convidados a meditar os mistérios de Jesus, a contemplar cenas do Evangelho, a repassar pela alma o que Jesus e Maria fizeram e disseram.

O terço lança-nos no Evangelho, mergulha-nos na Palavra de Deus, faz-nos ponderar com a alma e o coração as riquezas dos mistérios.

O terço é um modo simples e suave de entrarmos em contacto continuo com a Palavra de Deus e nos alimentarmos dela, pois a Palavra de Deus é alimento, é fonte de vida, é fonte de graça e purificação.

Os quatro ciclos dos mistérios, agora enriquecidos com os mistérios luminosos, fazem-nos saborear, lenta e suavemente, a riqueza da Pessoa de Jesus e de sua Mãe, as acções do amor louco e apaixonado de Deus, aspectos maravilhosos da historia da salvação. Desde a Encarnação à Gloria da Ascensão de Jesus e da Assunção da Senhora, vão passando diante de nós quadros vivos do amor que salva e liberta, que é misericórdia, ternura e compaixão.

Também é bom recordar que as orações que rezamos no terço são bíblicas; o Pai Nosso, a oração por excelência, foi ensinado por Jesus; Ave-Maria, cuja primeira parte foi dita pelo Arcanjo Gabriel, no dia da Anunciação, e por Santa Isabel, no dia da Visitação, e a segunda parte foi composta pela Igreja há muitos séculos; finalmente, temos o Glória, no final de cada mistério, para nos unirmos à Santíssima Trindade. Caminho maravilhoso do amor, que trouxe Deus ao mundo e que leva o mundo a Deus.

Por Maria, a Mãe que nos ama e quer todo o nosso bem, descem garças e bênçãos do Céu.
Por ela veio Jesus e por Ela vêm graças de Jesus, os dons do seu amor divino.
O terço bem rezado é precioso caminho de vida espiritual e de santidade.
E é meio eficaz para alcançar de Deus, através de Jesus e de Maria, verdadeiros milagres de graça, de cura, de santidade.
Quando Nossa Senhora, em Fátima, nas seis aparições, nos exorta a que rezemos o terço todos os dias, a Mãe sabe bem o que nos pede.

Saibamos ouvir o seu apelo, a sua exortação e sejamos fiéis à oração diária do terço.
È a nossa grande “arma”. Ele nos alcançará muitos dons e inúmeras graças.

Hélder Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...