sexta-feira, 3 de setembro de 2010

NOVA EVANGELIZAÇÃO, HOJE

Todos temos consciência que hoje vive-se um défice de evangelização; trata-se de um tempo novo, que requer um novo anúncio do Evangelho.

O Papa Bento XVI anunciou a criação de um Conselho Pontifíco para promover, especificamente, a nova evangelização em toda a Igreja. É uma decisão “certamente muito significativa”.

Com a criação deste novo organismo o vaticano e o Papa “dão-nos a entender que este é um propósito seu, e que deverá ser uma atitude da Igreja em todo o mundo, para responder aos desafios actuais nesta mudança de época na história da humanidade.

Não podemos perder esta ocasião, se não queremos que a Boa Nova do Evangelho fique excluída da vida do povo – dos povos – e da nova cultura que está a ser gerada por muitos factores.

O novo Conselho Pontifico é especialmente importante para a Europa, onde o Catolicismo foi históricamente muito importante e marcou a vida e a cultura dos povos, mas ao qual hoje enfrenta grandes dificuldades.

O conceito de “nova evangelização” não deve ser mal entendido.
Não se trata de desconsiderar o trabalho evangelizador já feito pelas gerações que nos precederam, ao longo dos séculos.

Trata-se, ao invés disso, de valorizar ‘de novo’, aquilo que elas já fizeram e que, talvez, deixou de ser feito em muitos lugares. Estamos, claramente, diante de um défice com qualidade de evangelização nos nossos dias.

Por outro lado, tempos novos requerem um anúncio novo do Evangelho, novas sínteses culturais e o recurso a novas metodologias para evangelizar.

Não podemos considerar a evangelização, onde ela já foi feita, um facto consumado de uma vez por todas; a bem da verdade, cada geração necessita de ser evangelizada novamente e até mais do que uma vez ao longo da vida.

Tanto mais, que se considerarmos que, actualmente, a transmissão da fé, da ‘herança apostólica’ e da vida eclesial não acontece de forma automática.
Há uma ruptura na corrente da transmissão da fé.

Como vereficamos a dificuldade que representa, para os pais, a evangelização dos filhos!

E quantos pais católicos, lamentavelmente, hoje já não consideram ser sua a missão de evangelizar os seus filhos!

Eis, pois, como é necessária uma ‘nova evangelização’!

Hélder Gonçalves

.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...