terça-feira, 7 de setembro de 2010

PARA DEUS E COM DEUS

Neste mês de Setembro em que todas as paróquias se preparam para iniciar o novo Ano Pastoral, quero deixar aqui uma chamada de atenção para um grande erro que alguns cristãos cometem na sua vida cristã. Temos que ver a diferença que há em trabalhar para Deus e trabalhar com Deus.

Muitos de nós temos o desejo de realizar os nossos próprios desejos, de tentar realizar os nossos sonhos e até aí não há problema nenhum.

O problema é quando queremos fazer tudo isso sem ter no horizonte Deus. Achamos que só porque fazemos parte de uma equipa de catequese, ou outro movimento qualquer na Igreja ou fora dela,  estamos a agradar a Deus, mas pensar assim é um erro, porque estamos simplesmente a Trabalhar para Deus, e muitas pesssoas acumulam cargos, são encarregados ou responsáveis de vários movimentos na Igreja, mas assumem essas responsabilidades sem terem nenhuma visão no horizonte Deus.

Querem satisfazer o seu próprio eu, serem VITRINA perante os outros, mas sem se preocuparem com o que Deus tem para cada um de nós.

Em Eclesiastes 3:1 diz: “Para TUDO há um momento e um tempo para cada coisa que se deseja debaixo do céu.”

Quantos de nós levamos a sério este ensinamento de Deus na nossa vida? Queremos tudo muito rápido, que tudo aconteça do dia para noite sem esperar o tempo de Deus, começamos a trabalhar pastoralmente e já queremos entrar num movimento da Igreja ou outra tarefa qualquer, e é aí que caímos no erro de TRABALHAR PARA DEUS sem saber o que Ele quer de nós e se é o momento certo para começarmos.

Não estou a dizer que temos que ficar sentados no banco da igreja a ser simplesmente espectadores, mas temos que colocar a nossa vida diante de Deus, temos que pedir para que Ele use-nos na sua obra segunda a sua vontade dentro do seu tempo.

Assim como na Bíblia existiram várias pessoas usadas por Deus de várias maneiras, como Homens que foram usados para falar com Reis, homens que foram usados para liderar uma civilização inteira, homens que chegaram a Governadores de nações, porque colocaram as suas vidas nas mãos de Deus, e esperaram o tempo de Deus.

Essas pessoas TRABALHAVAM COM DEUS e todas as decisões que iriam tomar, não faziam disso a sua vontade, procuravam Deus no horizonte, queriam saber qual era a vontade do Pai se aquele era o tempo exacto.

TRABALHAR COM DEUS não é simplesmente exercer um cargo na igreja.

Trabalhar com Deus é fazer a vontade d'Ele, temos que ser um Servo por excelência, se Deus mandar-nos fazer uma tarefa na igreja, limpar, arranjar, etc...  temos que estar disponiveis e fazer a vontade d'Ele, porque Deus faz-nos começar o nosso ministério nas pequenas coisas, mas infelizmente existem pessoas que consideram que fazer uma tarefa menor é uma humilhação não se consideram dignos para fazerem isso, mas se pensarmos que não somos dignos de limpar o chão Deus então também não somos dignos de assumir um grande Ministério.

Pense e Leia em ROMANOS 12

1 - Por isso, vos exorto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais os vossos corpos como sacrifício vivo, santo, agradável a Deus. Seja este o vosso verdadeiro culto, o espiritual.

2 - Não vos acomodeis a este mundo. Pelo contrário, deixai-vos transformar, adquirindo uma nova mentalidade, para poderdes discernir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que lhe é agradável, o que é perfeito.

3 - Assim, em virtude da graça que me foi dada, digo a todos e a cada um de vós que não se sinta acima do que deve sentir-se; mas sinta-se preocupado em ser sensato, de acordo com a medida de fé que Deus distribuiu a cada um.

4 - É que, como num só corpo, temos muitos membros, mas os membros não têm todos a mesma função,

5 - assim acontece connosco: os muitos que somos formamos um só corpo em Cristo, mas, individualmente, somos membros que pertencem uns aos outros.

6 - Temos dons que, consoante a graça que nos foi dada, são diferentes: se é o da profecia, que seja usado em sintonia com a fé;

7 - se é o do serviço, que seja usado a servir; se um tem o de ensinar, que o use no ensino;

8 - se outro tem o de exortar, que o use na exortação; quem reparte, faça-o com generosidade; quem preside, faça-o com dedicação; quem pratica a misericórdia, faça-o com alegria.

9 - Que o vosso amor seja sincero. Detestai o mal e apegai-vos ao bem.

10 - Sede afectuosos uns para com os outros no amor fraterno; adiantai-vos uns aos outros na estima mútua.

11 - Não sejais preguiçosos na vossa dedicação; deixai-vos inflamar pelo Espírito; entregai-vos ao serviço do Senhor.

12 - Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação, perseverantes na oração.

13 - Partilhai com os santos que passam necessidade; aproveitai todas as ocasiões para serdes hospitaleiros.

14 - Bendizei os que vos perseguem; bendizei, não amaldiçoeis.

15 - Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram.

16 - Preocupai-vos em andar de acordo uns com os outros; não vos preocupeis com as grandezas, mas entregai-vos ao que é humilde; não vos julgueis sábios por vós próprios.

17 - Não pagueis a ninguém o mal com o mal; interessai-vos pelo que é bom diante de todos os homens.

18 - Tanto quanto for possível e de vós dependa, vivei em paz com todos os homens.

19 - Não vos vingueis por vós próprios, caríssimos; mas deixai que seja Deus a castigar, pois está escrito: É a mim que compete punir, Eu é que hei-de retribuir, diz o Senhor.

20 - Em vez disso, se o teu inimigo tem fome, dá-lhe de comer; se tem sede, dá-lhe de beber; porque, se fizeres isso, amontoarás carvões em brasa sobre a sua cabeça.

21 - Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem.


Vejamos o que Deus nos ensina nos versículos 2 ao 8 e também no versículo 16.

Nestes versículos Deus ensina-nos que em primeiro de tudo devemos fazer a Sua vontade e não a nossa.
Ele mostra-nos que cada um de nós faz parte do Corpo Místico de Cristo e que Jesus quer usar-nos como nós usamos os membros do nosso corpo.

Cada membro do nosso corpo tem uma função a cumprir:
- o nariz permite que respiremos,
- os olhos com que vejamos,
- os ouvidos com que ouçamos

...e agora imagine se o nariz quisesse fazer o serviço da orelha ou os olhos o serviço da boca, não é possivel, mas todos os membros dependem uns dos outros para formarem um só corpo, assim somos nós no Corpo de Cristo.

Todos nós temos um plano preparado para a nossa vida, e Deus desde o ventre da nossa mãe escolheu-nos e já planeou tudo, o que iríamos fazer e quando iríamos fazer, só nós mesmos podemos atrapalhar os planos de Deus na nossa vida porque Ele dá-nos essa liberdade de aceitar ou não.
Se nós fizermos a nossa vontade estamos a ser como a orelha que quer ser o olho.

Nos versículos 6, 7 e 8, Deus ensina-nos a dedicar-nos  ao dom que Ele nos dá, e quem não quiser fazer aquilo que Deus planeou para a nossa vida, tenho a certeza que iremos fracassar e decepcionar-nos pois não teremos a direcção do Espírito Santo de Deus.

No Versículo 16, o Pai diz-nos que um corpo tem que pensar da mesma forma. A partir do momento que qualquer um de nós se intrometer num cargo de algum irmão seu, ou numa liderança que não era sua, isso irá criar um conflito entre tu e o teu irmão, e assim haverá uma diferença, uma desunião porque tu foste intrometer-te onde Deus não te colocou.

Um corpo não pode viver em desunião, os membros de um corpo têm que viver em harmonia, ter o mesmo pensamento o mesmo objectivo.

Existem muitos que têm inveja dos seus irmãos quando o veêm a crescer na obra de Deus, ou em algum ministério ou alguma liderança, então querendo  mostrar-se mais ou até mesmo querendo ocupar o seu lugar, começam a intrometer-se  em coisas que não são da sua competência, e Deus  condena-nos dessa ambição.

E mais uma vez Ele diz-nos para que não sejamos sábios em nós mesmo, querendo fazer a nossa vontade achando que somos suficientemente bons, achando que não precisamos que Deus nos capacite pois somos capacitados por nós mesmo, pessoas assim nunca chegarão a lugar nenhum pois não têm a orientação do Espírito Santo de Deus.

Então irmãos rezemos a Deus e peçamos-Lhe que nos ensine a TRABALHAR COM ELE e não TRABALHAR PARA ELE, pesa a orientação do Espírito Santo.

Rezemos para que todos escutem a voz do Pai, pedindo-Lhe que o tempo que nos destinou nesta vida terrena passageira, Lhe seja totalmente entregue a fazer a sua vontade.

Hélder Gonçalves

.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...