quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Cristo do Abismo

Vou destacar aqui hoje um lugar incrível e que muita gente desconhece relacionado com a religiosidade…  

Na verdade, não é um lugar incrível mas sim uma atracção incrível localizada na baía de São Frutuoso, entre Camogli e Portofino, na Riviera Italiana.

Tal atracção, é um dos locais sub-aquáticos mais visitados do mundo, é uma estátua de bronze de Jesus Cristo que fica submersa nas águas do Mar Mediterrâneo: a “Il Cristo degli Abissi”, ou “O Cristo do Abismo”.

Esculpida por Guido Galletti, após sugestão do mergulhador italiano Duilio Marcante, a estátua de 2,5 metros de altura encontra-se a 17 metros de profundidade e foi colocada sob as águas a 22 de Agosto de 1954, próximo do local onde morreu Dario Gonzatti, o primeiro italiano a usar equipamentos de mergulho. 

A estátua retrata a figura de Jesus Cristo numa pose de oferenda: as suas mãos e cabeça estão voltadas para cima, em direcção à superfície da água.

Devido ao aumento da corrosão e ao crescimento de crustáceos, a estátua foi retirada das águas e restaurada em 2003. Uma das mãos, que havia sido arrancada por uma âncora, foi recolocada. Após todo o processo de restauração e a instalação de uma nova base, a estátua foi devolvida ao Mar Mediterrâneo a 17 de Julho de 2004.

Com o mesmo molde criado por Guido Galletti, outras duas estátuas de bronze também foram feitas:

A primeira delas está na costa de St. George's, capital de Granada. A estátua foi um presente da marinha de Génova ao país Caribenho por ajudarem no resgate da tripulação do navio italiano Bianca C, destruído por um incêndio no porto de St. George’s. Esta escultura foi colocada sob as águas em 22 de Outubro de 1961.

Já a outra escultura feita do molde original foi presenteada à Underwater Society of America, em Nova York, em 1962. A 25 de Agosto de 1965, ela foi colocada num recife da costa de Key Largo, no John Pennekamp Coral Reef State Park, na Florida. Enquanto que a estátua pesa cerca de 260 kg, a sua base pesa aproximadamente 9 toneladas.

A estátua original em argila, usada para a criação do molde, foi localizada numa metalúrgica em 1993. Agora, ela é exibida no National Museum of Underwater Activities em Ravenna, na Itália.
Muitas outras cópias da estátua foram feitas e espalhadas em vários lugares pelo mundo, tanto aquáticos quanto em igrejas e museus.

O que acharam da estátua do Cristo do Abismo? 

Seria um lugar que visitariam? 

Ou é uma atracção muito molhada para ti?

Aqui deixo algumas Imagens








1 comentário:

  1. Não gostei! Não visitaria, mas achei interessante..

    Parabéns Deus contigo...

    Meu Blog: http://marcasdavitoria.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...