terça-feira, 25 de novembro de 2014

Necrópoles do Vaticano

Necrópoles do Vaticano

As Necrópoles do Vaticano (Necropoli Vaticana) são um antigo cemitério romano onde coexistiam túmulos de cristãos e pagãos e estão localizadas sob a Basílica de São Pedro, por baixo ainda das grutas do Vaticano (onde estão enterrados os Papas).


História das Necrópoles Vaticanas

Onde está hoje o Vaticano, e mais precisamente a basílica, ou seja, as colinas vaticanas, esta área foi transformada diversas vezes ao longo dos séculos até chegar á sua forma actual.

Na época de Calígula (12 a 41d.C.) foi começada a construção do Circo di Nerone terminado por Nero, daí o seu nome. Era uma área destinada a espectáculos e no centro encontrava-se o obelisco, aquele que hoje está no centro da Praça de São Pedro.

O obelisco é uma das poucas coisas originais daquela época, dantes encontrava-se em frente a onde está hoje o Uffici Scavi (Escritórios de escavação) de onde se partem para a visita das Necrópoles e foi colocado ao centro da praça a pedido do Papa Sisto V.

No II século d.C. o Circo foi abandonado e dividido em partes vendidas a pessoas privadas para a construção de mausoléus. Naquele período, cada família tinha o seu mausoléu onde eram enterrados ou depositadas as cinzas de membros cristãos e pagãos num mesmo lugar. 

Da parte escavada somente um mausoléu é totalmente cristão, um que antes sendo pagão foi vendido a uma senhora que o reformou com mosaicos com motivos cristãos; no tecto vê-se a imagem de Jesus Cristo por exemplo, e é esse mausoléu que foi quase destruído em medos do século XV quando fizeram algumas reformas nas grutas para sustentar o túmulo de um Papa que resultou num buraco no tecto do mesmo. 

É incrível que mesmo sendo descoberta a existência desses mausoléus, na época, não se deu a importância devida e as necrópoles continuaram escondidas, vindo a serem descobertas apenas cinco séculos depois.

Continuando o processo histórico, na época de Constantino (274 a 337d.C.) as necrópoles foram cobertas com terra. Constantino queria construir uma basílica no local, hoje conhecida como a primitiva Basílica de São Pedro, e como as leis da época previam que não se podia destruir necrópoles, mausoléus, etc. ele decidiu cortar os seus tectos de modo que ficassem todos praticamente rectos e cobrí-las com terra. 

O mais interessante é que tudo indica que ele sabia que o corpo de São Pedro estava enterrado ali, porque onde estaria o seu corpo foi construído um monumento, e era exactamente sobre esse monumento que na basílica primitiva ficava o altar, que aliás era móvel.


A descoberta das Necrópoles

Dizem que as Necrópoles foram descobertas por acaso a pedido do Papa Pio XII que queria encontrar o túmulo de São Pedro porque queria ser enterrado o mais próximo possível dele. Mas não se sabe ao certo se isso é verdade ou não, não existe nenhum documento escrito que o comprove. 

De qualquer maneira, numa das obras feitas nas grutas do Vaticano foi perfurado, novamente, o tecto de um dos mausoléus e foi dessa vez que se decidiu pelas escavações.

Sabe-se que as necrópoles vão pelo menos até ao Castelo Sant’Angelo de um lado e muito além do outro, mas por diversos motivos as escavações foram somente de onde está o Baldaquino de Bernini dentro da Basílica até onde está hoje o obelisco.

As escavações deram-se entre os anos de 1939 e 1949 no período do Papa Pio XII, o dito Papa mais culto da história da igreja. E mesmo com a segunda guerra mundial os trabalhos não se interromperam.

É incrível como os mausoléus estão perfeitamente conservados, os frescos, os mosaicos...


O túmulo de São Pedro

Quando os arqueólogos encontraram aquilo que seria o túmulo de São Pedro ele estava vazio. Mas, perto dele foram encontradas caixas com ossos. 

Num primeiro momento não deram tanta importância a essas caixas, mas depois com o trabalho da senhora responsável por ler as epigrafes em latim um estudo foi realizado com aqueles ossos e foi descoberto que pertenciam a um homem, robusto, de mais ou menos 70 anos, que tinha reumatismo, etc.. todas as características que “comprovariam” que aqueles eram os ossos de Pedro (no caso do reumatismo pensou-se que seria possível já que ele era pescador). 

A única coisa é que não conseguimos ver muito bem o seu túmulo, o seu mausoléu e nem as caixinhas porque existem outros túmulos colados à dele; as pessoas queriam ser enterradas o mais próximo possível do santo e isso impede um pouco a visão.

As 19 caixas com os seus ossos foram retiradas do seu mausoléu mas, depois, retornaram ao seu lugar sagrado.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...