quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Significado do Advento

A palavra de Deus que nos acompanhará nos próximos Domingos ensina-nos que Jesus não veio somente uma vez. Ele continua a vir.

Vem e está presente nos acontecimentos alegres e tristes da nossa vida; vem e está presente em tudo o que acontece no mundo e na Igreja; vem e está presente naqueles que difundem ideias novas, que anunciam palavras de amor, de paz, de reconciliação, naqueles que se esforçam para construir um mundo novo. 


Jesus vem, continua a vir; mas estamos nós prontos para reconhecê-lo?

Sabemos descobrir a Sua presença em qualquer acontecimento da vida?

Não sentimos frequentemente medo que a Sua mensagem nos perturbe, que exija uma transformação demasiadamente radical dos nossos hábitos?

Não preferimos muitas vezes fechar os nossos olhos e os nossos ouvidos?

Há tanta necessidade de que Jesus venha! Aonde?


Eis alguns exemplos: 

Um homem deixa-se dominar pela bebida e começa a dizer asneiras, ofende, torna-se violento com os amigos; volta em seguida para casa, bate na mulher e nos filhos... Pois bem, poderá alguém dizer que Jesus já chegou ao coração desta pessoa?

Ou então, tome- se o caso de um jovem que não estuda, que repete dois ou três anos seguidos, não trabalha e nas festas abusa das moças... Neste jovem está presente Jesus ou é preciso fazer alguma coisa para preparar a sua vinda?

E numa comunidade cristã, cujos membros são invejosos e estão desunidos, falam mal uns dos outros, não se ajudam reciprocamente... já chegou Jesus?

E numa nação onde os cidadãos se matam, onde há guerras, violências, ódios, rancores, vinganças... já chegou Jesus? 

Não!
Ainda não chegou e, enquanto não forem removidos os obstáculos que impedem a Sua chegada, Ele não poderá vir.

Deverão antes ser derrubadas as barreiras e aterrados os vales que dividem os homens, porque tudo aquilo que separa os homens afasta também de Cristo.
As leituras do Advento convidam-nos para a vigilância, para manter os nossos olhos bem abertos para poder descobrir e preparar os caminhos que Jesus escolheu para libertar-nos de todos os males nos quais procuramos a felicidade, mas que, em verdade.., causam somente muitos sofrimentos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...