terça-feira, 10 de setembro de 2013

Festa do Perdão - 3º Ano



1 – DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NA ESCUTA DA SUA PALAVRA



Sacerdote:  Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos:   Amém

Sacerdote:  O Senhor esteja convosco.
Todos:  Ele está no meio de nós.

Sacerdote: Deus ama-nos e está aqui presente connosco. Iniciemos a nossa Festa do Perdão pedindo-Lhe que tenha piedade de nós, porque somos pecadores.
Digamos: Senhor, tende piedade de nós
Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Sacerdote: Cristo, tende piedade de nós.
Todos: Cristo, tende piedade de nós.

Sacerdote: Senhor, tende piedade de nós.
Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Sacerdote: Jesus, que estais sempre connosco, ajudai-nos a escutar com atenção a Palavra de Deus, para melhor conhecermos o Vosso Amor e o nosso pecado. Vós, que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.
Todos: Amém

Catequista: Estamos a celebrar a Festa do Perdão. A Palavra de Deus, que vamos escutar, fala-nos da alegria que sente em perdoar.
Nós somos como a ovelha que se perde do rebanho. Ele é como o Pastor que procura a ovelha perdida. Vamos dizer, cantando, que queremos escutar a voz de Deus.

Cântico:  «Aleluia, Jesus, vai falar»

Aleluia, Aleluia, Aleluia
Aleluia, Aleluia, Aleluia
Jesus vai falar, eu vou escutar
e guardar no coração.

EVANGELHO

Sacerdote: Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas. (Lc 15,4-7)
Todos: Glória a vós, Senhor.


HOMILIA
- Propõe-se uma breve reflexão sobre o Evangelho realçando os seguintes aspectos:

• Um Pastor tem cem ovelhas e uma delas perde-se do rebanho. Ele sente-se triste ao dar pela falta de uma das suas ovelhas. Por isso, deixa as noventa e nove no rebanho e vai à procura da ovelha perdida. Ele ama a todas por igual, mas tem uma preocupação especial por aquela que se perde.. logo que a encontra, fica feliz e põe-na aos ombros. Ao chegar, chama os vizinhos e os amigos e convida-os a fazer a festa, porque encontrou a ovelha perdida.

• Deus é bom e carinhoso connosco, como o pastor foi para a ovelha que se perdeu. Deus vem ao nosso encontro, ajuda-nos a reconhecer o mal que fazemos e oferece-nos o seu perdão. É à luz da Palavra de Deus que reconhecemos o nosso pecado e lhe pedimos perdão, Deus acolhe-nos com alegria e faz a festa.

• É isto que estamos hoje a celebrar: a Festa do Perdão. Nesta festa reconhecemos o amor de Deus que é maior que o nosso pecado e a grande alegria que Ele sente em perdoar. Por isso Jesus, diz: «Haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se arrepende do que por muitos que não necessitam de arrependimento.» (Lc 15,7) 


2 – RECONHECER O PECADO À LUZ DA PALAVRA DE DEUS


Sacerdote:  Agora, depois de ouvir a Palavra de Deus e com a ajuda do Espírito Santo, vamos reconhecer o nosso pecado.

Catequista:  Afastamo-nos do amor de Deus e por isso somos pecadores.


Catequista: 

• Sempre que não escutamos a Palavra de Deus na Missa e na Catequese.
• Quando nos esquecemos de falar de Deus na oração.
• Quando deixamos de ser amigos dos pais e das outras pessoas.

Todos: Somos pecadores

Catequista: 

• Quando não dizemos a verdade ou enganamos os outros.
• Sempre que somos egoístas e só pensamos nas nossas coisas.
• Quando nos recusamos a ajudar e a partilhar com os outros.

Todos: Somos pecadores

Catequista:

• Afastamo-nos do amor de Deus e por isso somos pecadores
• Quando nos consideramos mais importantes que os outros e temos dificuldades em perdoar e desculpar.

Todos: Somos pecadores

Sacerdote: Sempre que assim procedemos, afastamo-nos do amor de Deus, tornamo-nos pecadores. Por isso rezemos a confissão. 

Todos: Confesso a Deus, todo poderoso…


3 – SENTIR PENA DE SER PECADOR E PEDIR PERDÃO


Sacerdote: Jesus, diz-nos que Deus não quer que fiquemos sempre no nosso pecado. Ele ajuda-nos a sentir pena de sermos pecadores e a pedir perdão.

Cântico:  «Jesus, meu amigo…»

Jesus, meu amigo
Olha dentro do meu coração,
Com carinho, com ternura,
Vem-me dar o teu perdão,
Com carinho, com ternura,
Vem-me dar o teu perdão,

Cântico:  «Se a alegria bater ao teu coração…»

Se a alegria bater ao teu coração e te peça:
Deixa-me entrar
Diz-lhe sim, sim, sim; Cristo vive em mim
E há lugar para Ti.

Se a tristeza bater ao teu coração e te peça:
Deixa-me entrar
Diz-lhe não, não, não,; Cristo vive em mim
E não há lugar para Ti.

Sacerdote: Deus todo poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

Todos: Amém


4 – RECEBER O PERDÃO DE DEUS E LOUVÁ-L’O PELO SEU AMOR


Catequista: Temos a certeza de que Deus nos perdoa sempre. É tão grande o Seu amor, que Jesus até deu aos sacerdotes o poder de perdoar os pecados em Seu nome.
No Sacramento da Reconciliação recebemos o perdão de Deus e a alegria do reencontro com o Seu amor. 
É tão bom podermos celebrar esta Festa do Perdão e do amor do Senhor.

Cântico:  «Eu quero ter um coração bonito…»

Eu quero ter um coração bonito
Igual ao de Jesus, 
Igual ao de Maria,
Igual ao de José.

Eu quero ter um coração amigo
Que chore com quem chora
Que ria com quem ri
Que brinque com quem brinque
E aberto para Deus.


Procede-se às confissões 
Ter o numero de sacerdotes possíveis para confessar as crianças


5 – VIVER A ALEGRIA DA RESSURREIÇÃO 

Sacerdote: Agora que pedimos perdão e que sabemos da alegria que Deus tem em perdoar, vamos comprometer-nos a ser melhores, a acolher o amor de Deus e dos nossos irmãos. Vamos manifestar já esse desejo, saudando-nos uns aos outros no amor de Cristo.

(Saudação da Paz – um gesto de reconciliação)


E agora, com gestos, vamos cantar oração que Jesus nos ensinou:

Pai Nosso

Junto ao mar eu hoje ouvi
Senhor tua voz que me chamou
E me pediu que me entregasse
A meu irmão.
Essa voz me transformou
A minha vida ela mudou
E só penso agora Senhor
Em repetir-te:

Pai Nosso em Ti cremos
Pai Nosso, Te oferecemos
Pai Nosso, nossas mãos
De irmãos.

Cantemos a alegria da Festa do Perdão que juntos celebramos à Mãe de Jesus.

(Enquanto se canta, as crianças em cortejo oferecem uma flor a Nossa senhora)

Cântico:  «Nossa Senhora»

Ó Virgem Maria, Mãe de Jesus,
Humildes pedimos, nesta oração,
Que nos ilumines com a Tua luz,
Nos dês a pobreza do Teu coração,
No amor de Jesus.

Aceita Mãe querida,
O nosso amor,
E a nossa alegria de criança,
Ó Senhora minha, aceita esta flor,
Em Ti temos esperança,
De um mundo melhor.


(No final pode-se fazer um grande Bolo e fazer partilha entre todos)


HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...