sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Teatro Verdadeira Páscoa



Esta história aconteceu nas vésperas do dia de Páscoa, tudo porque dois símbolos da Páscoa resolveram achar-se grandes e poderosos demais. 


Intervenientes: Coelho, Ovo, Girassol, Peixe, Vela, Cordeiro



COELHO: Ora, amigo ovo de chocolate, a Páscoa sem mim não vale nada!!! Eu sou a Páscoa!!! Sem mim as crianças não têm Páscoa. Tudo fica sem piada...

OVO: Mas tu és mesmo muito vaidoso!!! Vaidoso e burro!!! 

Diz-me: o que é que as pessoas compram para dar na Páscoa?

Claro que é ovo de chocolate. Às vezes compram um ou outro coelhinho de peluche ou chocolate. Mas eu sou o campeão das vendas. Ovos coloridos, recheados... 

Eu sou muito mais Páscoa que tu!!!

COELHO: Aí é que tu te enganas seu ovinho fraquinho!!! 

Quando tu apareces nas publicidades, eu apareço sempre junto a ti, como se fosse eu que o levasse, o que é muito estranho, pois há crianças que pensam que o coelho põe ovos. 

Isso é muito desconcertante! 

No outro dia foi uma luta para explicar ao Luizinho que o Coelho e o ovo andam juntos só para simbolizarem a mesma coisa.

OVO: Nisso tu tens razão: nós os dois estamos à frente nesta época de Páscoa. Não há ovo sem coelho, nem coelho sem ovo. 

Então proponho um acordo, porque há muita gente a ganhar dinheiro à nossa custa e para nós os dois não sobra nada, nada de nada!! 

Vamos unir-nos e cobrar das televisões, das fábricas de chocolate, todas as vezes que nos usarem! Nós vamos ficar milionários.

COELHO: É isso mesmo, senhor ovo, estou até a precisar de algum trocado, mas olha só quem está a gritar... são os outros símbolos da Páscoa.


O GIRASSOL VIRA-SE E DIZ:


GIRASSOL: Que absurdo, dois símbolos tão conhecidos a esquecerem-se que o mais importante da Páscoa é Jesus. 

E há mais: desmoralizando-nos a todos nós!

PEIXE: Precisamos de falar com esses dois e fazê-los entender o que é a Páscoa!

VELA: Onde já se viu tanta vaidade!! Tão egoístas, preocupados só em tirar proveito da situação. Isso deixa-me muito triste!!!

CORDEIRO: Olha como é feio, amiguinhos estamos a esquecermo-nos da nossa missão. 

O ovo e o coelho deixaram que o comércio, as fábricas de chocolate, o dinheiro, fizessem deles um vazio.

GIRASSOL: Esqueceram-se que só existem para mostrar a vida de Jesus que venceu a cruz e a morte. 

Assim como o pintainho que sai do ovo, é vida que sai de um lugar fechadinho.

VELA: E o coelho, que nascem tantos filhotinhos em cada ninhada, mostra como o povo de Deus cresce com a vida nova de Jesus. 

Que pena que eles esqueceram-se de tudo isso. 

Vela: Ah, eu que sou a luz queria tanto ajudá-los, mas parece que eles estão cegos!

PEIXE: É mesmo, parece que não entendem mais nada. Precisamos de fazer alguma coisa. 

CORDEIRO: Mas como?... 

Ah, e se propusermos ao ovo e ao coelho a conversão?

VELA: Isto é, a mudança de atitude, para que celebrem a Páscoa verdadeira!

TODOS: Yes!!!! 


BATEM AS MÃOS E COMEMORAM. 

NESSE MOMENTO ENTRA O OVO E O COELHO A CONTAREM O DINHEIRO E A CANTAREM:


OVO: Coelhinho da páscoa, que trazes pra mim?

COELHO: Dinheiro no bolso e cheques sem fim!


(O GIRASSOL METE-SE NO MEIO DOS DOIS)


GIRASSOL: Olá amiguinhos, como estão?

COELHO: Estava óptimo, mas agora piorou! êh gente!!!FALA PARA OVO

Lá vem o primo pobre!! 

OVO: Nós estamos bem, só que agora estamos muito ocupados, ocupados em ganhar dinheiro. Ninguém nos vai segurar!!!

GIRASSOL: Venham amigos, agora!!! 


OS OUTROS SÍMBOLOS ENTRAM E CERCAM OS DOIS


OVO E COELHO: Mas o que é isso?

PEIXE: Nós queremos conversar um pouquinho para que vocês entendam uma coisa: queremos que nos escutem!

VELA: Vocês esqueceram o verdadeiro sentido da Páscoa?

CORDEIRO: Vocês não se lembram que antes de Jesus ressuscitar, todos nós vivíamos como que presos na escuridão? 

Longe da luz de Deus e não éramos amigos uns dos outros?

GIRASSOL: A Páscoa que eu experimentei, fez-me ser alegre, amigo de todos. 

Não se lembram do sacrifício de Jesus para que fossemos bons e celebrássemos a vida? 

Como puderam esquecer-se?


COELHO (ENTRISTECIDO E ENVERGONHADO)- Eu estou a lembrar-me... um dia também eu experimentei a vida nova da Páscoa de Jesus!

CORDEIRO: E, tu experimentaste, mas é preciso renovar esse compromisso com Jesus! 

A Páscoa que celebramos todos os anos vem alertar-nos sobre isso. 

OVO: É! É muito bonito tudo isso que dizem, mas não são vocês que passam pelo massacre do Comércio, da televisão, que abusam de nós, fazendo-nos quase esquecer da vida nova. 

É muito difícil resistir às tentações do dinheiro, da vaidade, do chocolate...

GIRASSOL: Mas quem é que disse que viver a Páscoa é fácil? 

Vocês esqueceram-se que Jesus, para ressuscitar, primeiro passou pela cruz e pelo sofrimento?. 

Foi assim que Ele provou que é o Filho de Deus, o Salvador.

Ele é a verdadeira Páscoa, e Ele deve ser o maior sinal de mudança na nossa vida!

PEIXE: É isso mesmo, vocês precisam de desapegarem-se de todas as seduções que não levam ao caminho de Deus.

COELHO: É, mas para isso precisaremos de muita ajuda. 

Quem poderá ajudar-nos?

OVO: (OLHANDO PARA AS CRIANÇAS) Vocês podem ajudar-nos!!! 

Vocês que ganharam ovos da Páscoa agora já sabem que essa gulosice de chocolate não é a verdadeira Páscoa e vocês precisam de ajudar-nos a contar tudo isso às pessoas.

CORDEIRO: É isso mesmo! Só Jesus é a verdadeira Páscoa!!!'

Nós que estamos aqui, somos apenas os símbolos, os sinais, para que as pessoas entendam o que é a Páscoa.

COELHO: Ai, sinto-me renovado, ainda bem que os meus amigos mostraram-me a vida nova, por isso eu quero desejar-vos uma Feliz Páscoa!!!

TODOS: FELIZ PÁSCOA!!!!!!!!

HÉLDER GONÇALVES


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...